???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/696
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A prática do futebol/futsal no âmbito escolar: desafios e perspectivas da educação brasileira
???metadata.dc.creator???: Bastos, João Pedro Alves de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Miranda, Made Júnior
???metadata.dc.contributor.referee1???: Pereira, Jéssica de Moura
???metadata.dc.contributor.referee2???: Lima, Luiz
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como objetivo discutir como as práticas do futebol/futsal podem ser benéficas aos alunos, considerando a realidade educacional brasileira em questão de estrutura e recursos pedagógicos para o desenvolvimento das aulas de Educação Física como um todo. Esse estudo tem como objetivo central analisar como a Educação Física tem compreendido o trato do futebol na escola, buscando assimilar como a área tem discutido os desafios, perspectivas e benefícios voltados ao ensino deste esporte como parte dos processos educacionais. Os objetivos específicos identificaram como o ensino do futebol na escola pode trazer benefícios físicos, sociais e cognitivos aos alunos, compreendendo a importância do aspecto motivacional dos alunos em relação a inserção dos mesmos nas aulas e por último entender a influência que o futebol exerce na sociedade brasileira e consequentemente no ambiente escolar. Esses são aspectos de grande valia para uma prática pedagógica emancipadora. Essa pesquisa conta com a abordagem qualitativa dos dados e como procedimento se caracteriza como uma pesquisa descritiva. O referencial teórico foi feito a partir de uma pesquisa bibliográfica com foco em como o futebol está presente em nossa sociedade como um todo e consequentemente nas escolas. Por meio dessa pesquisa se concluiu que o futebol é uma disciplina da Educação Física que pode oferecer muitos benefícios aos alunos.
Abstract: This paper aims to discuss how football / futsal practices can be beneficial to students, considering the current context in which Brazilian educational institutions are located, in terms of structure and pedagogical resources for the development of Physical Education classes as one all. This study has as its central objective to analyze how Physical Education has understood the way football is dealt with at school. seeking to understand how the area has discussed the challenges, perspectives and benefits related to the teaching of this sport as part of the educational processes. The specific objectives will identify how the teaching of football at school will bring physical, social and cognitive benefits to students, understand the importance of the motivational aspect of students in relation to their insertion in classes and, finally, present intervention methodologies for the teacher manage to reach the pre-established objectives in the planning of the school year. These are aspects of great value for an emancipatory pedagogical practice. This research relies on the qualitative approach of the data and as a procedure, it is characterized as a descriptive research. The theoretical framework was made from a bibliographic research focusing on how football is present in our society as a whole and consequently in schools. Through this research it was concluded that football is a discipline of Physical Education that can offer many benefits to students.
Keywords: Educação Física
Futebol
Escola
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: BASTOS, JOÃO PEDRO ALVES DE. A PRÁTICA DO FUTEBOL/FUTSAL NO ÂMBITO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. 2021. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação( Educacao Fisica - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiania.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/696
Issue Date: 1-Jun-2021
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0007-2021.pdfMG796 0007-2021692.73 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.