???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/700
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Práticas corporais alternativas: o yoga aplicado na educação física escolar e sua influência em ações interdisciplinares na educação infantil
???metadata.dc.creator???: Nunes, Ana Paula Moreira
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Fátima, Conceição Viana de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Seabra, André Luis dos Santos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Ramos, Neide Cândido
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo tem o intuito compreender a partir do estudo sobre o Yoga e sua origem, as suas características, seus princípios, valores, as características relacionadas ao cuidado do corpo e da mente e sua relação com a Educação Física. Outro aspecto é abranger como a Educação Física brasileira tem reconhecido o Yoga como uma Prática Corporal alternativa a ser tratada na escola. Isto posto, tenho como objetivo compreender a importância do Yoga, como Prática Corporal Alternativa (PCAs), e sua influência na interação da Educação Física com as outras disciplinas escolares e relações interpessoais, captando novas informações que serão necessárias ao estudo. O método científico de pesquisa que se tornou apropriado é a fenomenologia amparado pela abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada na escola Ensino Vivo, e o Yoga se mostrou similar nos objetivos da pedagogia Waldorf, dialogando positivamente, buscando dentro dos seus ideais a unidade na diversidade.
Abstract: This study aims to understand from the study of Yoga and its origin, such as its characteristics, principles, values, characteristics related to the care of the body and mind and its relationship with Physical Education. Another aspect is to cover how Brazilian Physical Education has recognized Yoga as an alternative Body Practice to be treated at school. That said, I aim to understand the importance of Yoga, as an Alternative Body Practice (PCAs), and its influence on the interaction of Physical Education with other school subjects and interpersonal relationships, capturing new information that will be necessary for the study. The scientific method of research that is made appropriate is a phenomenology supported by the qualitative approach. A survey was carried out at the Teaching Vivo school, and Yoga was revealed in the objectives of the Waldorf pedagogy, dialoguing positively, seeking, within its ideals, unity in diversity.
Keywords: Educação física
Educação Física Escolar
Práticas Corporais Alternativas
Yoga
Educação infantil
Educação holística
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: NUNES, Ana Paula Moreira. Práticas corporais alternativas: o yoga aplicado na educação física escolar e sua influência em ações interdisciplinares na educação infantil. 2021. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação( Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/700
Issue Date: 27-Sep-2021
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0009-2021.pdfMG796 0009-20211.13 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.