???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/703
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Pensar a educação física e seus diálogos com a ludicidade e o brincar na educação infantil: um estudo bibliográfico
???metadata.dc.creator???: Moura, Lucas Portela de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, Rosirene Campêlo dos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Coelho, Renato
???metadata.dc.contributor.referee2???: Pereira, Jéssica de Moura
???metadata.dc.description.resumo???: O uso das atividades lúdicas para a Educação Infantil vai muito além do que uma mera recreação, elas são uma forma que as crianças têm de se comunicarem com elas mesmas e com o mundo ao seu redor. Assim sendo, esta pesquisa buscou analisar como a produção científica tem tratado a Educação Física na Educação Infantil e o conceito que essas produções expressam sobre a ludicidade nesta área. Também buscou compreender como a ludicidade pode contribuir no processo de formação da criança, nas aulas de Educação Física a partir de suas concepções críticas. Desta forma, após a análise de dados e os resultados obtidos foi possível constatar que o professor de Educação Física se justifica na Educação Infantil, desde que faça um trabalho contínuo e em parceria com os professores das demais disciplinas de maneira a desenvolver o aluno em sua totalidade. A Educação Física na Educação Infantil contribui na formação integral das crianças, tendo o corpo, o movimento, a ludicidade e o brincar como principais elementos em seu desenvolvimento, possibilitando em sua compreensão e percepção de mundo.
Abstract: The use of recreational activities for Early Childhood Education goes far beyond mere recreation they are a way for children to communicate with themselvs and with the world around them. Therefore, this research sought to analyze how scientific production has treated Physical Education in Early Childhood Education and the concept that these productions express about playfulness in this área. It also sought to understand how playfulness can contribute to the child’s education process, inPhysical Education classes, based on theis ctitical conceptions. Thus, after analyzing the data and the results obtained, it was possible to verify that the Physical Education teacher is justified in Early Childhood Education, as long as he does contínuos work and in partnership with teachers of other subjects in order to develop the student in their totality. Physical Education in Early Childhood Education contributes to the integral formation of children, having the body, movement, playfulness and playing as the main elements in their development, enabling their understanding and perception of the world.
Keywords: Educação física
Educação Infantil
Ludicidade
Physical Education
Child education
Playfulness
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: MOURA, Lucas Portela de. Pensar a educação física e seus diálogos com a ludicidade e o brincar na educação infantil: um estudo bibliográfico. 2021. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação( Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/703
Issue Date: 27-Sep-2021
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0011-2021.pdfMG796 0011-20211.02 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.