???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/704
???metadata.dc.type???: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Title: | “Entra na roda e ginga”: a vivência da capoeira em uma escola de ensino fundamental da rede pública |
???metadata.dc.creator???: | Machado, Guilherme Alves |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Filemon, Orley Olavo |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Fátima, Conceição Viana de |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Vieira Neto, João Martins |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esse estudo caracteriza-se como uma pesquisa participante, de caráter descritiva, em que, busca-se demonstrar a importância da pesquisa na construção do conhecimento e propagação da cultura popular brasileira através da capoeira. Primeiramente, objetivou-se analisar a capoeira de uma forma ampla, ou seja, realizando uma apanhado geral sobre a prática, abordando: o seu processo histórico no Brasil; reconhecimento social; aspectos lúdicos e culturais; processo de inserção no espaço escolar; personalidades no movimento da capoeira, etc. Assim, foi possível estabelecer uma reflexão crítica sobre os vários elementos teóricos encontrados, a partir dessa pesquisa. Ademais, esse estudo tem como objetivo compreender como a capoeira pode contribuir para o processo formativo de alunos do Ensino Fundamental, assim, esse estudo foi construído a partir das contribuições dos alunos e professores da Escola Municipal Gotinhas do Saber, situada no município de Nerópolis-GO. |
Abstract: | This study is characterized as participatory research, with a descriptive character, which seeks to demonstrate the importance of research in the construction of knowledge and propagation of Brazilian popular culture through capoeira. First, the objective was to analyze capoeira in a broad way, that is, making a general overview of the practice, approaching: its historical process in Brazil; social recognition; playful and cultural aspects; process of insertion in the school space; personalities in the capoeira movement, etc. Thus, it was possible to establish a critical reflection on the various theoretical elements found from this research. Furthermore, this study aims to understand how capoeira can contribute to the formative process of elementary school students, thus, this study was built from the contributions of students and teachers at the Gotinhas do Saber Municipal School, located in the city of Nerópolis. GO. |
Keywords: | Educação física Capoeira Ensino Ensino Fundamental |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Goiás |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UEG |
???metadata.dc.publisher.department???: | Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO |
???metadata.dc.publisher.program???: | Educacao Fisica - Licenciatura |
Citation: | MACHADO, Guilherme Alves. “Entra na roda e ginga”: a vivência da capoeira em uma escola de ensino fundamental da rede pública. 2021. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/704 |
Issue Date: | 28-Sep-2021 |
Appears in Collections: | Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MG796 0012-2021.pdf | MG796 0012-2021 | 271.26 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.