???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/708
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Dança e conhecimento: análise da disciplina no discurso de acadêmicos de educação física
???metadata.dc.creator???: Santos, Mirelly Nazario
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Coelho, Renato
???metadata.dc.contributor.referee1???: Santos, Rosirene Campelo dos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Fátima, Conceição Viana de
???metadata.dc.description.resumo???: A Dança é uma construção histórica da humanidade, que carrega consigo diversas características e tem passado por muitas transformações. Simbolizada como o movimentar do corpo através dos gestos ritmados por alguma musicalidade, a Dança é uma área de conhecimento perpassada de geração em geração. Pode-se compreender a importância desta criação através dos diversos estudos publicados atualmente, onde a Dança está inserida em diferentes âmbitos, como por exemplo, na religião, na arte e cultura, na educação, etc. Entender a Dança e perceber sua contribuição para a humanidade, não apenas como entretenimento, mas como algo transformador, lhe atribuindo a transcendência que merece, se faz necessário para não cair no esquecimento sua verdadeira essência, um conhecimento de diferentes culturas e da arte. Este estudo tem o intuito de investigar as concepções que são atribuídas à Dança enquanto disciplina na formação inicial, a fim de entender as convicções da importância desta vivência na percepção dos discentes. Assim sendo, busco delinear um estudo com caráter qualitativo planejado através de entrevistas semiestruturadas, com alunos do curso de Educação Física – Licenciatura, da Universidade Estadual de Goiás, unidade Eseffego, em Goiânia. Principiando a hipótese de a Educação Física ser concebida como o lugar que aborda as manifestações do e no corpo, explorando as práticas corporais individuais e coletivas, apresentando a Dança como um componente curricular obrigatório pode proporcionar conhecimentos práticos e teóricos a fim de elucidar as concepções dos discentes da área sobre tal disciplina na formação inicial.
Abstract: Dance is a historical construction of humanity, which carries with it several characteristics and has gone through many transformations. Symbolized as the movement of the body through gestures rhythmic to some musicality, Dance is an area of knowledge passed down from generation to generation. One can understand the importance of this creation through the various studies published today, where Dance is inserted in different areas, such as religion, art and culture, education, etc. Understanding Dance and realizing its contribution to humanity, not only as entertainment, but as something transformative, giving it the transcendence it deserves, is necessary not to forget its true essence, a knowledge of different cultures and art. This study aims to investigate the conceptions that are attributed to Dance as a discipline in initial training, in order to understand the convictions of the importance of this experience in the perception of students. Therefore, I seek to outline a study with a qualitative character planned through semi- structured interviews, with students from the Physical Education course – Licentiate, at the State University of Goiás, Eseffego unit, in Goiânia. Beginning with the hypothesis that Physical Education is conceived as the place that addresses the manifestations of and in the body, exploring individual and collective bodily practices, presenting Dance as a mandatory curricular component, it can provide practical and theoretical knowledge in order to elucidate the conceptions of area students about this discipline in initial training.
Keywords: Educação física
Conhecimento
Dança
Formação Inicial
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: SANTOS, Mirelly Nazario. Dança e conhecimento: análise da disciplina no discurso de acadêmicos de educação física. 2021. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/708
Issue Date: 28-Sep-2021
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0016-2021.pdfMG796 0016-2021739.61 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.