???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/714
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Os reflexos das alterações das matrizes curriculares da eseffego na organização do trabalho pedagógico
???metadata.dc.creator???: Carvalho, Rahaby N. V.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Magalhães, Alcio Crisóstomo
???metadata.dc.contributor.referee1???: Anes, Rodrigo Roncato Marques
???metadata.dc.contributor.referee3???: Filemon, Orley Olavo
???metadata.dc.description.resumo???: O cenário brasileiro dos anos de 1980, foi marcado por transformações sociais, políticas e econômicas, que impactaram a educação, suscitando uma grande discussão acerca das práticas pedagógicas, levantando reflexões sobre a efetividade dos métodos, metodologias, conteúdos, objetivos e avaliações, no contexto escolar. Neste sentido, o presente estudo, busca através do levantamento histórico, compreender como as mudanças sociais ocorridas a partir da década de 80 do século passado, modifica e influencia o par Didática/Organização do trabalho pedagógico, especialmente na área da Educação Física. Desse modo, o desenvolvimento desde estudo, ancorou-se em uma aproximação do método Materialismo Histórico Dialético por caracterizar-se pelo movimento do pensamento através da materialidade histórica da vida dos homens em sociedade, visto que, se apoia na busca das contradições. Trata-se de uma pesquisa documental, cujo tema é a Organização do Trabalho Pedagógico, e o objetivo geral foi compreender como as alterações das Matrizes Curriculares do curso de Licenciatura em Educação Física da ESEFFEGO, alcançam a Organização do Trabalho Pedagógico dos docentes. A abordagem de pesquisa é qualitativa, onde utilizamos como procedimentos de pesquisa a entrevista semi-estruturada. A problemática que encaminhou este estudo é: Quais os impactos das constantes alterações das Matrizes Curriculares do curso de Licenciatura em Educação Física da ESEFFEGO na Organização do Trabalho Pedagógico dos seus docentes? Através da realidade analisada, constatamos que os docentes da ESEFFEGO, são impactados diretamente em diferentes momentos da Organização do Trabalho Pedagógico pelas constantes alterações do currículo.
Abstract: The Brazilian scenario in the 1980s was marked by social, political and economic changes, which impacted education, raising a great discussion about pedagogical practices, raising reflections on the effectiveness of methods, methodologies, contents, objectives and evaluations, in the context school. In this sense, the present study, through a historical survey, seeks to understand how the social changes that took place from the 1980s onwards, modify and influence the Didactics/Organization pair of pedagogical work, especially in the area of Physical Education. Thus, the development of this study was anchored in the Dialectical Historical Materialism method as it is characterized by the movement of thought through the historical materiality of men's lives in society, as it is based on the search for contradictions. This is a documentary research, whose theme is the Organization of Pedagogical Work, and the general objective was to understand how changes in the Curriculum Matrices of the Licentiate Degree in Physical Education at ESEFFEGO, reach the Organization of Pedagogical Work of teachers. The research approach is qualitative, where we use semi-structured interviews as research procedures. The issue that addressed this study is: What are the impacts of the constant changes in the Curriculum Matrices of the Licentiate Degree in Physical Education at ESEFFEGO on the Organization of Pedagogical Work of its teachers? Through the analyzed reality, we found that ESEFFEGO teachers are directly impacted at different moments of the Pedagogical Work Organization by the constant changes in the curriculum.
Keywords: Educação Física
Organização do Trabalho Pedagógico
Matriz Curricular
ESEFFEGO
Physical education
Organization of Pedagogical Work
Curriculum
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: CARVALHO, Rahaby N. V.. OS REFLEXOS DAS ALTERAÇÕES DAS MATRIZES CURRICULARES DA ESEFFEGO NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO. 2021. 98f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/714
Issue Date: 29-Sep-2021
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0022-2021.pdfMG796 0022-20211.19 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.