???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/716
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O ensino do futebol pela dimensão tática no âmbito da escola e em outros segmentos de iniciação esportiva: uma reflexão sobre o desenvolvimento da inteligência de jogo
???metadata.dc.creator???: Miranda, Murillo Rodrigues da Cunha R. de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Lima, Luiz Delmar da Costa
???metadata.dc.description.resumo???: Nas últimas décadas estudos sobre os diversos componentes do futebol tem focado atenção para a dimensão tática, priorizando, a par disso, os modelos de ensino que contribuam para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos do jogo. A presente monografia tem por objetivo verificar se os efeitos do ensino do futebol pela dimensão tática no âmbito da escola e em outros segmentos de iniciação esportiva colaboram para o desenvolvimento da inteligência de jogo de jovens escolares e iniciantes. O estudo constituído de uma investigação bibliográfica, utilizou ideias de diferentes autores para caracterizar os principais conceitos relativos ao problema proposto. A pesquisa assumiu um caráter exploratório analítico a fim de proporcionar melhor visão do problema e apresentar pontos de vista de diferentes autores sobre o tema abordado. Após a determinação do objeto do estudo, coletou-se os artigos relacionados, de modo sistematizado. Diagnosticou-se, a partir de 1970 até os dias atuais, 53 textos que versavam sobre futebol, ensino no modelo analítico, ensino pela dimensão cognitiva, histórico do futebol e normalização para trabalhos de conclusão. Sendo 33 em revistas científicas, 5 em monografia de graduação, 1 de mestrado, 4 em anais de congressos em educação física e 10 em livros. As evidências encontradas, com relação ao ensino pela dimensão cognitiva/tática no âmbito da escola ou em outros segmentos, mostraram efeitos positivos no desenvolvimento da inteligência de jogo/tática, especificamente na tomada de decisão frente a uma situação próxima ou dentro da realidade do jogo, possibilitando ao aprendiz escolher qual a ação a ser realizada naquele momento. Mostraram, também que o ensino pela dimensão técnica (modelo analítico) produz efeitos no aspecto do desenvolvimento e aperfeiçoamento da técnica através de processos de ensino/treino repetitivos.
Abstract: In recent decades, studies on the various components of football have focused attention on the tactical dimension, prioritizing, in parallel, teaching models that contribute to the development of the cognitive aspects of the game. This monograph aims to verify whether the effects of teaching soccer through the tactical dimension within the school and in other segments of sports initiation contribute to the development of game intelligence of young students and beginners. The study, consisting of a bibliographical investigation, used ideas from different authors to characterize the main concepts related to the proposed problem. The research took on an exploratory-analytic character in order to provide a better view of the problem and present the points of view of different authors on the topic addressed. After determining the object of the study, the related articles were collected in a systematic way. From 1970 to the present day, 53 texts were diagnosed that dealt with football, teaching using the analytical model, teaching through the cognitive dimension, football history and standardization for final works. 33 in scientific journals, 5 in undergraduate monographs, 1 in masters, 4 in conference proceedings in physical education and 10 in books. The evidence found, with respect to teaching through the cognitive/tactical dimension within the school or in other segments, showed positive effects on the development of game/tactic intelligence, specifically in decision-making when faced with a situation close to or within the reality of the game. , enabling the learner to choose which action to take at that moment. They also showed that teaching through the technical dimension (analytical model) produces effects in the aspect of development and improvement of technique through repetitive teaching/training processes.
Keywords: Educação física
Futebol
Modelo de ensino
Dimensão cognitiva/tática
Physical education
Football
Teaching model
Cognitive/tactical dimension
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: MIRANDA, Murillo Rodrigues da Cunha R. de. O ensino do futebol pela dimensão tática no âmbito da escola e em outros segmentos de iniciação esportiva: uma reflexão sobre o desenvolvimento da inteligência de jogo. 2021. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/716
Issue Date: 28-Sep-2021
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0024-2021.pdfMG796 0024-2021536.69 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.