???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/717
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A eficácia de exercícios físicos no equilíbrio de crianças com deficiência auditiva: uma revisão sistemática da literatura
???metadata.dc.creator???: Santos, Wederson Efraim Ferreira dos
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Vieira Neto, João Martins
???metadata.dc.description.resumo???: Durante o desenvolvimento motor, os sistemas de percepção e sensação possuem grande influência no desenvolvimento do equilíbrio e controle motor. O objetivo principal deste estudo foi analisar a eficácia dos exercícios físicos no equilíbrio de crianças com deficiência auditiva, visto que as mesmas possuem déficits vestibulares que implicam no equilíbrio. Para isso, foi feita uma seleção metódica de artigos publicados nas plataformas: Periódicos CAPES, Scopus, Cochrane Library e PubMed via National Library of Medicine usando estratégias de busca preestabelecidas, palavras-chaves: hearing impairment, deafness, deaf, balance, children, exercise e suas respectivas traduções nas bases em português. Operadores booleanos: AND e OR. Corte de tempo de 10 anos (2011-2020). Critérios de inclusão foram: testes preliminares a intervenção; crianças na faixa etária de 5-12 anos; envolva a análise do equilíbrio; crianças com deficiência auditiva com ou sem implante coclear; estudo disponível em português ou inglês; estudo disponível de maneira gratuita; estudo em formato compatível com a ferramenta StArt. Critérios de exclusão foram: estudos incluindo crianças menores que 5 anos ou maiores que 12 anos; não seja de intervenção comparada; duplicado; crianças com deficiência auditiva que possuam outra deficiência acessória; não tenha como desfecho a análise do equilíbrio e aspectos relacionados; não seja encontrado de maneira completa ou gratuita. Foram selecionados 4 artigos para análise e descrição de resultados. Os resultados demonstram que programas de exercício físico que tem como foco o equilíbrio, controle postural e compensação de déficits vestibulares, auxiliam na melhoria do equilíbrio. Conclui-se que programas de exercício que envolvam aspectos perceptivo-motores, têm efeitos positivos no equilíbrio e no controle motor de crianças com deficiência auditiva, espera-se que tais resultados possam auxiliar profissionais em intervenções com grupos similares.
Abstract: During motor development, the perception and sensation systems have great influence on the development of balance and motor control. The main objective of this study was to analyze the effectiveness of physical exercises in the balance of children with disabilities hearing loss, since they have vestibular deficits that affect balance. For For this, a methodical selection of articles published on the platforms was made: Periodicals CAPES, Scopus, Cochrane Library and PubMed via the National Library of Medicine using pre-established search strategies, keywords: hearing impairment, deafness, deaf, balance, children, exercise and their respective translations in Portuguese databases. Operators Booleans: AND and OR. 10 year time cut (2011-2020). Inclusion criteria were: preliminary tests to the intervention; children aged 5-12 years; involve the analysis of balance; hearing-impaired children with or without cochlear implants; study available in Portuguese or English; study available free of charge; study in compatible format with the StArt tool. Exclusion criteria were: studies including children younger than 5 years or older than 12 years; is not of comparative intervention; double; children with hearing impairment who have another accessory disability; do not end with balance analysis and related aspects; not found completely or free. Four articles were selected for analysis and description of results. The results demonstrate that physical exercise programs that focus on balance, control posture and compensation of vestibular deficits, help to improve balance. It is concluded that exercise programs involving perceptive-motor aspects have positive effects on balance and motor control of children with hearing loss, it is expected that such results can help professionals in interventions with groups similar.
Keywords: Educação física
Criança
Deficiência auditiva
Equilíbrio
Exercício Físico
Child
Hearing deficiency
Balance
Physical exercise
Physical education
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: SANTOS, Wederson Efraim Ferreira dos. A eficácia de exercícios físicos no equilíbrio de crianças com deficiência auditiva: uma revisão sistemática da literatura. 2021. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/717
Issue Date: 28-Sep-2021
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0025-2021.pdfMG796 0025-2021300.84 kBAdobe PDFDownload/Open Preview    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.