???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/718
???metadata.dc.type???: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Title: | O desenvolvimento motor a partir dos esportes coletivos no contexto da ef escolar: limites e possibilidades |
???metadata.dc.creator???: | Silva, Luana de Oliveira |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Seabra, André Luís dos S. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Cruz, Anderson Miguel da |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Lima, Luiz Delmar Costa |
???metadata.dc.description.resumo???: | Na disciplina de educação física escolar, possui vários conteúdos, dentre isto destacamos os esportes coletivos, delimitando e partimos para uma análise do comportamento motor. O desenvolvimento motor é um processo na qual pertence ao amadurecimento das fases do comportamento motor para que se realize um movimento mais aguçado ao longo vida. Realço o objetivo geral do estudo em questão que é descrever os limites e possibilidades do desenvolvimento motor adquirido através dos esportes coletivos. Sabendo que o vôlei, handebol e o futsal estão presentes também fora do contexto escolar, por isso analisamos o trato nas atividades extracurriculares. Para tanto a metodologia foi desenvolvida a partir de uma revisão bibliográfica, usando o banco de dados para o referencial teórico e análise de dados. Selecionamos 6 artigos os quais tinham resultados semelhantes e todos os estudos mostraram que os praticantes esportivos tiveram escores superiores aos que não praticam. A partir dos resultados, conclui positivamente que na educação física escolar e nos eventos esportivos, as práticas de modalidades esportivas tiveram bons desempenhos. |
Abstract: | In the discipline of school physical education, it has several contents, among which we highlight the collective sports, delimiting and leaving for an analysis of motor behavior. Motor development is a process in which it belongs to the maturation of the phases of motor behavior so that a more sharp movement is performed throughout life. I highlight the general objective of the study in question, which is to describe the limits and possibilities of motor development acquired through collective sports. Knowing that volleyball, handball and futsal are also present outside the school context, so we analyze the treatment in extracurricular activities. For this, the methodology was developed from a bibliographic review, using the database for the theoretical framework and data analysis. We selected 6 articles that had similar results and all studies showed that sports practitioners had higher scores than those who did not. Based on the results, it concludes positively that in school physical education and sports events, sports practices performed well. |
Keywords: | Educação física Escola Educação física escolar Desenvolvimento motor Esportes coletivos Physical education School School physical education Motor development Teamsports |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Goiás |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UEG |
???metadata.dc.publisher.department???: | Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO |
???metadata.dc.publisher.program???: | Educacao Fisica - Licenciatura |
Citation: | SILVA, Luana de Oliveira. O desenvolvimento motor a partir dos esportes coletivos no contexto da ef escolar: limites e possibilidades. 2021. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/718 |
Issue Date: | 28-Sep-2021 |
Appears in Collections: | Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MG796 0026-2021.pdf | MG796 0026-2021 | 674.74 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.