???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/722
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Pedagogia histórico-crítica, educação física e educação infantil: encontros e desencontros
???metadata.dc.creator???: Cardoso, Gabriel Garcia Borges
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Linhares, Renata
???metadata.dc.contributor.referee1???: Bandeira, Lilian Brandão
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, Efrain Maciel e
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo teve como objetivo verificar se existem publicações da área da Educação Física na Educação Infantil que se fundamentam nos pressupostos teóricos e metodológicos da pedagogia histórico-crítica. Para isso, a partir da aproximação com o método materialista histórico-dialético, foi realizado uma pesquisa bibliográfica a fim de identificarmos textos publicados entre os anos de 2012 e 2020, em quatro periódicos brasileiros sobre Educação Física: Revista Brasileira de Ciências do Esporte; Revista Movimento; Revista Pensar a Prática; e Revista Motrivivência. Os resultados obtidos a partir do levantamento bibliográfico nos levaram a um total de 2670 publicações realizadas nos periódicos, dentro do recorte temporal da pesquisa, onde 49 textos (1,84% do total) apresentaram relação direta com a Educação Física na Educação Infantil. Destes, 12 textos (0,45% do total) apresentaram, em seus referenciais bibliográficos, autores clássicos da pedagogia histórico-crítica e da metodologia crítico- superadora. Após analisados, verificamos que apenas 2 textos (0,07% do total) apresentam relação direta com os pressupostos teóricos e metodológicos da pedagogia histórico-crítica. Concluímos esta pesquisa indicando a necessidade de uma articulação entre a Educação Infantil e a Educação Física no campo crítico. Entendemos que somente a partir da ampliação do debate e das publicações, será possível avançar nas investigações que favorecerão uma maior produção nessa área educacional. Esperamos que este trabalho possa auxiliar os (futuros e atuais) professores de Educação Física a compreenderem as bases metodológicas da pedagogia histórico-crítica e sua luta contra a forma hegemônica de uma Pedagogia para a Educação Infantil.
Abstract: The present study aimed to verify if there are publications in the area of Physical Education in Child Education that are Based on the theoretical and methodological assumptions of Historical-Critical Pedagogy. For this, from the approach to the Historical-Dialectical Materialist Method, a bibliographic research was conducted in order to identify textes published between 2012 and 2020, in four brazilian periodicals on Physical Education: Magazine Brasileira de Ciências do Esporte; Magazine Movimento; Magazine Pensar a Prática; and Magazine Motrivivência. The results obtained from the bibliographic survey led us to a total of 2670 publications made in the periodicals, within the time frame of the research, where 49 texts (1.84% of the total) were showed a direct relationship to Physical Education in Child Education. Of these, 12 texts (0.45% of the total) presented, in their bibliographic references, classic authors of Historical-Critical Pedagogy and Critical-Overcoming Methodology. After analysed, we found that only 2 texts (0.07% of the total) presented to have a direct relationship with the theoretical and methodological assumptions of Historical-Critical Pedagogy. We conclude this research by indicating the need for an articulation between Child Education and Physical Education in the critical field. We understand that only from the expansion of the debate and publications will it be possible to advance in investigations that will favor greater production in this educational area. We hope that this work can auxiliary (future and current) Physical Education teachers understand the methodological bases of Historical-Critical Pedagogy and its fight against the hegemonic form of a Pedagogy for Child Education.
Keywords: Educação física
Pedagogia histórico-crítica
Educação Infantil
Cultura Corporal
Physical Education
Historical-critical pedagogy
Child Education
Body Culture
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: CARDOSO, Gabriel Garcia Borges. PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: ENCONTROS E DESENCONTROS. 2022. 93f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/722
Issue Date: 24-Mar-2022
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0030-2022.pdfMG796 0030-2022842.4 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.