???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/728
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Profissão? Fenômenos! A educação pode esperar: conciliação entre o futebol e a escola a partir da visão de dois jovens atletas da base
???metadata.dc.creator???: Chagas, Maycon Douglas De Oliveira
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Pereira, Jéssica de Moura
???metadata.dc.contributor.referee1???: Seabra, André Luís dos Santos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Lima, Luiz Delmar Costa
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho busca analisar de forma explorativa e descritiva uma entrevista com dois jovens atletas de base-estudantes que estão iniciando sua carreira no futebol profissional apresentando como conseguem conciliar as rotinas de estudos e treinos, bem como, identificar se há suporte da instituição esportiva e familiar para que cumpram as demandas da dupla carreira sem que sejam prejudicados em suas formações integral e atlética. Esta pesquisa está centrada, teórico-metodologicamente, no método fenomenológico sendo de abordagem qualitativa e instrumentalizada por entrevista semiestruturada cuja aplicação culminou no levantamento de informações que foram tratadas a partir da Análise de conteúdo. Os resultados mostraram que: os atletas possuem uma vida bastante ativa, apresentando pouco tempo para a realização de outras atividades; identificamos ainda que o tempo voltado para o esporte, treinos/jogos é maior do que tempo dedicado às rotinas de estudo e que apesar de possuírem um suporte das instituições educacionais, tendo um prazo maior para a realização de atividades e provas, eles acabam saindo prejudicados devido às faltas nas aulas e por perderem o acesso aos conteúdos e às dinâmicas de ensino-aprendizagem.
Abstract: The present work analyzed seeks, in an exploratory and descriptive way, an interview with two young athletes of base-students who are starting their career in professional football, promoting how to be able to reconcile the routines of studies and training, as well as, identify if there is support from the sports institution and family duo so that they meet the demands of their career without being harmed in their full-time and athletic training. This research is theoretical- methodologically centered on the phenomenological method, with a qualitative methodology and instrumentalized by semi-structured interviews whose application culminated in the collection of information that was treated from the content analysis. The results are a very active life: athletes with disabilities, with little time to perform other activities; Even if tests are carried out according to the sport, students/games dedicated to study routines and that may still exist from educational institutions, having a longer period for children and adolescents to perform Due to absences and for losing access to content and the teaching-learning dynamics.
Keywords: Educação física
Jovens atletas-estudantes
Futebol
Dupla Carreira
Profissionalização
Young student-athletes
Soccer
Dual Career
Professionalization
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: CHAGAS, Maycon Douglas De Oliveira. Profissão? Fenômenos! A educação pode esperar: conciliação entre o futebol e a escola a partir da visão de dois jovens atletas da base. 2022. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/728
Issue Date: 22-Mar-2022
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0036-2022.pdfMG796 0036-2022296.61 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.