???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/731
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A relevância da educação física escolar no combate ao sedentarismo: uma revisão sistemática
???metadata.dc.creator???: Correa, Ryane Fernandes
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Lilian Fernanda Pacheco M. de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Oliveira, Michelle Ferreira de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Fátima, Conceição Viana de
???metadata.dc.description.resumo???: O sedentarismo e inatividade física são conceituados com a ausência de atividade de forma a levar o sistema biológico a se acostumarem com a vida sedentária. A Educação Física escolar pode contribuir para mudanças no comportamento sedentário (CS) de crianças e adolescentes. O objetivo desse estudo foi analisar qual a importância da Educação Física escolar no combate ao sedentarismo, e qual forma ela pode contribuir. Foi realizado uma revisão de artigos relacionados a EF escolar e ao sedentarismo nos últimos 10 anos. Para isso foram analisados artigos publicados nas plataformas PUBMED, LILACS e Scielo. Após estabelecidos as palavras chave e critérios para inclusão e exclusão foram selecionados 4 estudos para análise. Dos 4 estudos avaliados, 2 tiveram resultados positivos em relação a importância da Educação Física, 1 artigo obteve o resultado inconclusivo devido a questões de greve e mudanças climáticas e o outro apesar de algumas análises terem sofridos alterações entre os grupos e variantes, não houve diferença. Dessa forma pode observar se que necessita de estratégias para combater o sedentarismo dentro das escolas, pois maior parte de CS são durante o horário escolar, e uma pequena parte desse horário são destinados à Educação Física.
Abstract: A sedentary lifestyle and physical inactivity are conceptualized with the absence of activity in order to lead the biological system to get used to a sedentary life. School Physical Education can contribute to changes in the sedentary behavior of children and adolescents. The objective of this study was to analyze the importance of school Physical Education in the fight against a sedentary lifestyle, and in what way it can contribute. A review of articles related to school PE and physical inactivity in the last 10 years was carried out. For this, data published on the PUBMED, LILACS and Scielo platforms were analyzed. After establishing the keywords and criteria for inclusion and exclusion, 4 studies were selected. Of the 4 studies evaluated, 2 had positive results regarding the importance of Physical Education, 1 article had an inconclusive result due to strike and climate change issues and the other, despite some analyzes having undergone changes between groups and variants, there was no difference. . In this way, it can be seen that strategies are needed to combat a sedentary lifestyle within schools, since most of the sedentary behavior is during school hours, and a small part of this time is destined for Physical Education.
Keywords: Educação física
Sedentarismo
Brasil
Atividade Física
Professor
Intervenção
Comportamento Sedentário
Physical Education
sedentary lifestyle
Brazil
Physical activity
Teacher
Intervention
Sedentary Behavior
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: CORREA, Ryane Fernandes. A relevância da educação física escolar no combate ao sedentarismo: uma revisão sistemática. 2023. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/731
Issue Date: 23-Mar-2023
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0039-2022.pdf281.04 kBAdobe PDFDownload/Open Preview    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.