???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/734
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Perspectivas acadêmico-científicas da educação física sobre a contribuição da natação para o desenvolvimento das crianças entre os anos de 2016 e 2020
???metadata.dc.creator???: Flerius, Lokenson
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Pereira, Jéssica de Moura
???metadata.dc.contributor.referee1???: Macêdo, Eliene Nunes
???metadata.dc.contributor.referee2???: Fátima, Conceição Viana de
???metadata.dc.description.resumo???: A natação infantil tem o propósito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem, os elementos lúdicos favorecem uma prática aquática mais divertida e prazerosa, com menos contexto técnico. O objetivo do presente estudo foi analisar artigos científicos que dissertaram sobre a contribuição da natação para o desenvolvimento das crianças. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, exploratória e qualitativa, realizada a partir da leitura e categorização de cinco artigos, sendo que as categorias temáticas foram: percepção dos pais; benefícios da natação; experiências motoras. O mapeamento dos artigos ocorreu a partir de buscas realizadas na SciELO, sendo considerados os anos de publicação entre 2016 e 2020. As produções revelaram que os pais percebem que a natação associada aos elementos lúdicos estimula a participação das crianças nas aulas; que a prática traz muitos benefícios e aumenta qualidade de vida das crianças e que as experiências motoras no ambiente aquático são amplas e potencializadoras das capacidades físicas e habilidades motoras. Por fim, consideramos ser importante salientar que os profissionais da educação física podem atuar profissionalmente nas práticas aquáticas e apresentarem a natação como uma atividade muito completa e com menos restrições para diversas pessoas, sendo ainda considerada um esporte de grande valor e uma prática que auxilia o desenvolvimento físico e na socialização.
Abstract: Children's swimming aims to facilitate the teaching-learning process, the playful elements favor a more fun and pleasurable aquatic practice, with less technical context. The objective of the present study was to analyze scientific articles that discussed the contribution of swimming to the development of children. This is a descriptive, exploratory, and qualitative research, carried out from the reading and categorization of five articles, and the thematic categories were: parents' perception; benefits of swimming; motor experiences. The mapping of the articles took place from searches carried out in SciELO, considering the years of publication between 2016 and 2020. The productions revealed that parents perceive that swimming associated with playful elements encourages children's participation in classes; that the practice brings many benefits and increases children's quality of life and that motor experiences in the aquatic environment are broad and enhance physical abilities and motor skills. Finally, we consider it important to point out that physical education professionals can work professionally in aquatic practices and present swimming as a very complete activity with fewer restrictions for many people, being still considered a sport of great value and a practice that helps the physical development and socialization.
Keywords: Educação física
Conhecimento acadêmico-científico
Natação para crianças
Desenvolvimento
Physical Education
Academic-scientific knowledge
Swimming for children
Development
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: FLERIUS, Lokenson. Perspectivas acadêmico-científicas da educação física sobre a contribuição da natação para o desenvolvimento das crianças entre os anos de 2016 e 2020. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/734
Issue Date: 22-Mar-2022
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0042-2022.pdfMG796 0042-2022191.92 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.