???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/738
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O novo ensino médio em Goiás: uma análise sobre o contexto de formação humana e da educação física
???metadata.dc.creator???: Azevedo, Leonardo Alves de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Pereira, Jéssica de Moura
???metadata.dc.contributor.referee1???: Macêdo, João Arlindo dos Santos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Coelho, Renato
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo busca compreender através de análise do Documento Curricular de Goiás (DCGOEM/21) a prospota de formação humana introduzida pela reforma do ensino médio e quais serão os possíveis desdobramentos para educação física escolar no estado. Nesta conjuntura, buscaremos ainda investigar as regulações e interesse do mercado capitalista na reforma do ensino médio e como isso tem impactado à educação, como também a formação humana tem sido pensada no documento curricular de Goiás que orienta a reforma do Ensino Médio e quais as definições da BNCC no que diz respeito à componente curricular Educação Física para o “novo” Ensino Médio em Goiás. O referencial teórico deste estudo foi organizado a partir do levantamento acerca do histórico dos projetos capitalistas que influenciaram a educação brasileira e dos processos de mudança que levaram à atual Reforma do Ensino Médio - Lei n°13.415 e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para o desenvolvimento deste estudo, o materislimo histórico e dialético foi o método ultilizado, uma vez que há a busca das contradições em que o processo de reprodução do capital se encontra. Ao fim da pesquisa, constatamos que a contrarreforma do ensino médio no estado de Goiás limita a formação dos sujeitos a uma subjetividade para atender as demandas do capital e que, a depender de como as aulas de educação física forem conduzidas, poderá haver a construção e um reforço de visões acríticas, despolitizadas e reacionárias sobre os problemas sociais presentes, sobre o papel da educação para as classes trabalhadoras e o mundo do trabalho. Contudo, somente intervenções educacionais que estejam alinhadas a uma pedagogia crítica darão subsídios para a formação de sujeitos conscientes dos lugares que ocupam, sobretudo em termos de classe, e que são capazes de compreender e romper com as armadilhas e impactos do paradigma neoliberal para o ensino. Destacamos que a pesquisa em questão faz com que reforcemos que uma educação crítica e comprometida serve como ferramenta para que o contingente dos oprimidos almeje e lute por alguma transformação social.
Abstract: The present study seeks to understand through documental analysis the proposal of human formation of the reform of the high school and what will be the possible consequences for school physical education. At this juncture, we will also seek to investigate the regulations and interest of the capitalist market in the high school counter-reform and how this has impacted education. Evaluate how human formation has been thought of in the curricular document of Goiás that guides the reform of High School; To identify whether what is defined about Physical Education curricular component is organizede for the “new” High School in Goiás. This study was carried out through a bibliographic review qith a historical analysis of the capitalist project that influence Brazilian education and the process of change that led to the current High School Reform - Law n°13.415/17 and National Crurricular Common Base (BNCC). For the development of this study, the histotical and dialectical material was the method used, since there is a search for the contradictions that the process of reproduction of capital is. At the end of this research, we concluede that the high school counter-reform limits the formation of the subject to a subjetivity to meet the demands of capital. However, only educational interventions that are aligned with a critical pedagogy are fundamental for the foramtion of subjects aware of the places they occupy, especially in terms of class, and that can brak with the imapcts of this neoliberal paradigm for teaching, serving as tools in the seach for social transformation. In view of this, we understand that the main objective and function of education is in the integral human formation that provides the student with a critical view of society scientific konowledge.
Keywords: Educação física
Contrarreforma do Ensino Médio
Formação Humana
Educação Física Escolar
Documento Curricular de Goiás
counter-reform
physical education
human formation and high school
Curricular Document of Goiás
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: AZEVEDO, Leonardo Alves de. O novo ensino médio em Goiás: uma análise sobre o contexto de formação humana e da educação física. 2022. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/738
Issue Date: 6-Sep-2022
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0046-2022.pdfMG796 0046-20221.52 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.