???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/757
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Análise da concepção de trabalho pedagógico institucional do professor de educação física no Programa SEDUC em ação – Portal Netescola
???metadata.dc.creator???: Costa, Katianny Santana Lúcio da
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Magalhães, Álcio Crisostomo
???metadata.dc.contributor.referee1???: Bungenstab, Gabriel Carvalho
???metadata.dc.contributor.referee2???: Anes, Rodrigo Roncato Marques
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como principal lócus de investigação a Educação Física do Ensino Médio, mediada por plataformas digitais advindo do contexto de pandemia em decorrência da proliferação do novo vírus (Sars-Cov-2) na sociedade. Essa afirmação se torna norteadora para tecermos a presente pesquisa, uma vez que a Educação Física como componente curricular no âmbito escolar, possui uma singularidade em relação as demais, a sua organização pedagógica se caracteriza pelos seus componentes teóricos e práticos na sua essência onde a Concepção do Trabalho Pedagógico sempre é posto em xeque, ainda mais neste nível de ensino, o da juventude, mas agora, como isto se complexifica na particularidade do trabalho dos professores de Educação Física que de um momento a outro necessitam problematizar os elementos da Cultura Corporal por meio das plataformas de Ensino Remoto. Assim, para o desenvolvimento da pesquisa, o objeto de estudo propriamente dito da mesma permeia na tentativa de compreender a relação entre a concepção do Trabalho Pedagógico da Educação Física do Ensino Médio no Ensino Remoto através do programa desenvolvido pela Seduce (GO), um programa criado especialmente para o regime especial de aulas não presenciais. Para tanto, utilizaremos como ideia metodológica, analisar as aulas desenvolvidas para a matéria de Educação Física, através dessa análise realizaremos interpretações, reflexões em relação a concepção de Trabalho Pedagógico e o Ensino da Educação Física, utilizando como fio condutor nesse processo o método de pesquisa de Marx. A partir da análise crítica dos dados, a pesquisa revelou questões importantes para se tornar ponto de reflexão na atualidade sobre a área educacional, principalmente, no trato pedagógico de certos conhecimentos de ensino por áreas, um deles sendo da Educação Física. Ressaltamos que a estratégia utilizada pelo governo do Estado de Goiás em adotar a organização das aulas não presenciais a partir de um portal digital de conteúdo foi importante, pois demonstra-se como um trabalho que necessitava ser realizado para os alunos continuarem tendo acesso à educação mesmo que de forma remota. Não deixamos de reconhecer o esforço da Seduce em produzir essa estratégia para a continuação do ensino por justamente se tratar de uma situação excepcional. Mas não podemos deixar de reconhecer algumas limitações desse tipo de produção no campo educacional. Constata-se que através da análise do Programa da Seduc – Portal Net Escola, especificamente, a partir dos dados colhidos das aulas do Ensino Médio, existe uma contradição nas diretrizes curriculares do Ensino Médio em apontarem para uma perspectiva crítica de organização do trabalho pedagógico e estar centrado em uma perspectiva didática instrumental, centrada no conteúdo. O fato de as temáticas trabalhadas não levarem em conta as questões relativas às juventudes, as aulas são extremamente conteudistas, a impossibilidade de vivência concreta dos elementos da Cultura Corporal, evidência que a Educação Física por suas particularidades não se permite na perspectiva do Ensino Remoto, apesar da matriz de conhecimento ser a Cultura Corporal, ainda há um trabalho pedagógico bastante organizado em torno do conteúdo ou da transmissão de informações sobre um conteúdo. Por fim, entender como se deu esse ensino por meio de plataformas digitais nos chama a atenção para percebermos que a educação de certa maneira com o ensino remoto perdeu suas qualidades, principalmente, na parte do trabalho pedagógico trazendo à tona questões que foram tratadas a décadas por grandes autores da Educação. Ademais, para os próximos momentos que virão, a pesquisa pode servir como ponto de partida para outros estudos que surgirão sobre a Educação Física escolar em um período pós-pandêmico.
Abstract: The present work has as main locus of investigation the Physical Education of High School, mediated by digital platforms arising from the pandemic context due to the proliferation of the new virus (Sars- Cov-2) in society. This statement becomes a guide to weave this research, since Physical Education as a curricular component in the school environment, has a singularity in relation to the others, its pedagogical organization is characterized by its theoretical and practical components in its essence where the Conception of Pedagogical Work is always questioned, even more so at this level of education, that of youth, but now, as this becomes more complex in the particularity of the work of Physical Education teachers who, from one moment to another, need to problematize the elements of Body Culture by through Remote Learning platforms. Thus, for the development of the research, the object of study itself permeates in an attempt to understand the relationship between the conception of the Pedagogical Work of Physical Education of High School in Remote Teaching through the program developed by Seduce (GO), a program created especially for the special regime of non-face-to-face classes. Therefore, we will use as a methodological idea, to analyze the classes developed for the subject of Physical Education, through this analysis we will carry out interpretations, reflections in relation to the conception of Pedagogical Work and the Teaching of Physical Education, using as a guide in this process the research method of Marx. From the critical analysis of the data, the research revealed important questions to become a point of reflection on the educational area today, mainly in the pedagogical treatment of certain teaching knowledge by areas, one of them being Physical Education. We emphasize that the strategy used by the government of the State of Goiás in adopting the organization of non-face-to-face classes from a digital content portal was important, as it is demonstrated as a work that needed to be carried out for students to continue having access to education even than remotely. We cannot fail to recognize Seduce's effort to produce this strategy for the continuation of education, precisely because it is an exceptional situation. But we cannot fail to recognize some limitations of this type of production in the educational field. It appears that through the analysis of the Seduc Program - Portal Net Escola, specifically, from the data collected from High School classes, there is a contradiction in the High School curriculum guidelines in pointing to a critical perspective of pedagogical work organization and be centered on an instrumental, content-centered didactic perspective. The fact that the themes worked do not take into account the issues related to youth, the classes are extremely content- oriented, the impossibility of concrete experience of the elements of Corporal Culture, evidences that Physical Education, due to its particularities, is not allowed in the perspective of Remote Teaching, despite the matrix of knowledge being the Corporal Culture, there is still a very organized pedagogical work around the content or the transmission of information about a content. Finally, understanding how this teaching took place through digital platforms calls our attention to realize that education in a way with remote teaching has lost its qualities, especially in the pedagogical work, bringing to light issues that have been addressed for decades. by great authors of Education. In addition, for the next moments to come, the research can serve as a starting point for other studies that will emerge on school Physical Education in a post-pandemic period. Keywords: Organization of Pedagogical Work; Physical Education; Remote Teaching; High school; NetEscola Portal
Keywords: Educação física
Organização do Trabalho Pedagógico
Ensino Remoto
Ensino Médio
Portal Net Escola
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: COSTA, Katianny Santana Lúcio da. Análise da concepção de trabalho pedagógico institucional do professor de educação física no Programa SEDUC em ação – Portal Netescola. 2022. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/757
Issue Date: 5-Sep-2022
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0050-2022.PDFMG796 0050-20221.17 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.