???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/770
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Estabelecendo relações entre os aspecto na formação de professores de educação física e a realidade no ensino com pessoas com deficiências
???metadata.dc.creator???: Barbosa, Yuri Fernandes
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Seabra, André Luís dos Santos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Macedo, Eliene Nunes
???metadata.dc.contributor.referee2???: Figueiredo, Wagner Luiz
???metadata.dc.description.resumo???: A Constituição Federal no atual momento garante a imersão de todas as pessoas ao acesso nas escolas, sem fazer distinções, sendo assim, as pessoas com deficiências têm os mesmos direitos e liberdades que os demais. Este trabalho preconizou com objetivo geral de discutir as ações pedagógicas na formação dos professores de Educação Física para o desenvolvimento de ensino-aprendizagem de pessoas com deficiências. Como objetivos específicos o trabalho procurou identificar as possibilidades de intervenção da disciplina/professor educação física escolar junto aos alunos com deficiência; analisar o trato pedagógico do professor de educação física na intervenção junto aos alunos com deficiências. Para a realização desse estudo a pesquisa baseou-se pelos seguintes caminhos metodológicos: um estudo das correntes fenomenológico com aplicação de um questionário via google forms com vinte três questões que englobava três categorias: o perfil dos entrevistados, as circunstâncias objetivas para o ensino e a inclusão dos estudantes com deficiência e a formação e ensino, atingiu os seguintes resultados foram entrevistados quatro professores do ensino regular que atuam de maneira efetiva nas escolas, verificou-se que os professores não tiveram o amparo necessário durante graduação para desenvolver o ensino-aprendizagem para pessoas com deficiências, embora, tiveram disciplinas que possibilitaram um contato breve para intervenção, os professores entrevistados tiveram .que buscar formação continuada relacionada ao tema para incluir e adaptar as aulas de educação física para atender os alunos.
Abstract: The Federal Constitution at the moment guarantees the immersion of all people to access schools, without making distinctions, so people with disabilities have the same rights and freedoms as others. This work advocated the general objective of discussing pedagogical actions in the training of Physical Education teachers for the development of teaching and learning of people with disabilities. As specific objectives, the work sought to identify the possibilities of intervention of the discipline/teacher in school physical education with students with disabilities; to analyze the pedagogical treatment of the physical education teacher in the intervention with students with disabilities. To carry out this study, the research was based on the following methodological paths: a study of the phenomenological currents with the application of a questionnaire via google forms with twenty three questions that encompassed three categories: the profile of the interviewees, the objective circumstances for teaching and the inclusion of students with disabilities and the training and teaching, reached the following results were interviewed four regular education teachers who work effectively in schools, it was found that teachers did not have the necessary support during graduation to develop teaching and learning for people with disabilities, although they had disciplines that allowed a brief contact for intervention, the interviewed teachers had to seek continuing education related to the theme to include and adapt the physical education classes to suit the students and we arrived the following conclusions that from these results, we can conclude Keywords: Physical Education; Deficiency; Teaching-learning.
Keywords: Educação física
Deficiência
Ensino-aprendizagem
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: BARBOSA, Yuri Fernandes. Estabelecendo relações entre os aspecto na formação de professores de educação física e a realidade no ensino com pessoas com deficiências. 2022. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/770
Issue Date: 6-Sep-2022
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0054-2022.pdfMG796 0054-2022364.63 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.