???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/771
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Trajetória das mulheres na formação inicial em educação física considerando-se o machismo da sociedade goianiense: desafios e resistências
???metadata.dc.creator???: Malheiro, Ana Isabela Ramos
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Pereira, Jéssica de Moura
???metadata.dc.contributor.referee1???: Fátima, Conceição Viana de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Bandeira, Lílian Brandão
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo objetivou apresentar as histórias e as trajetórias profissionais de mulheres formadas na Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goiás (ESEFFEGO-UEG) em diferentes momentos históricos, identificando os desafios que atravessaram suas formações e as resistências que puseram em prática para superá-los. Buscamos avaliar se o machismo evidenciado em nossa sociedade e, especificamente, na região de Goiânia afetou a formação e a trajetória profissional das graduadas em Educação Física, assim, almejamos ainda identificar se as interdições, opressões, resistências e/ou avanços experienciados têm correlação com o momento histórico em que elas frequentaram a faculdade. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa social com base nos estudos feministas, sendo que o tipo de investigação se constituiu como um estudo de caso. A entrevista semiestruturada foi o instrumento usado para o levantamento das informações, sendo que as perguntas foram direcionadas a oito mulheres cujas formações em Educação Física se deram entre as décadas de 1970 e os anos 2000, ocorrendo especificamente na ESEFFEGO. Constatamos que as mulheres, formadas em épocas diferentes na instituição, apresentaram pensamentos distintos sobre a influência do machismo em suas trajetórias profissionais, todas foram vítimas de algum tipo de violência e/ou das interdições que são fruto de uma sociedade onde o machismo impera. Destacamos que a criação que receberam durante a infância, seus posicionamentos políticos e os momentos históricos vividos por cada uma, influenciaram significativamente na forma como elas se posicionam no mundo, tanto como mulheres quanto como profissionais.
Abstract: This study will present as professional trajectories of women and histories in the School of Physical Education and Physiotherapy of the State of Goiás (ESEFFEGO-UEG) in different historical objectives, identifying the challenges that crossed their forms and as resistances that emerged in practice to overcome them. We seek professionals to assess whether what is evidenced in our society and, specifically, in the formation of the region of Goiânia and the trajectory of graduates in Education, thus, we still aim to affect whether the interdictions, pressures, resistances and/or advances are identified with the Physics moment background in which they attended college. To this end, we developed a social research based on feminist studies, and the type of investigation was constituted as a case study. The semi-dada was used as an instrument for collecting information, being the instrument used for collecting information, being directed to eight women as the decade of Physical Education and the 2000s, whose specific questions were asked at ESEFFEGO. We found that different women, conceptions at times in the fruit institution, have different thoughts about the influence of machismo, all of them were victims of their trajectories of violence and/or the interdictions that are of a society where machismo reigns. that they had during childhood, their political positions and the moments lived by each one, significantly influenced the way they position themselves in the world as much as women and professionals. Keywords: Machism. Physical Education; Initial Formation. Professional Trajectory of Women.
Keywords: Educação física
Machismo
Formação Inicial
Trajetória Profissional das Mulheres
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: MALHEIRO, Ana Isabela Ramos. TRAJETÓRIA DAS MULHERES NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA CONSIDERANDO-SE O MACHISMO DA SOCIEDADE GOIANIENSE: DESAFIOS E RESISTÊNCIAS. 2022. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/771
Issue Date: 5-Sep-2022
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0055-2022.pdfMG796 0055-2022725.47 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.