???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/777
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O professor nas escolas de iniciação esportiva: uma analise sobre as intervenções pedagógicas utilizadas
???metadata.dc.creator???: Silva, Enoskaryton Dias Rocha De Santana
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Costa, Leandro Jorge Duclos da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Magalhães, Alcio Crisostomo
???metadata.dc.contributor.referee2???: Seabra, André Luis dos Santos
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo visa analisar e verificar as intervenções pedagógicas utilizadas pelos professores nas escolas de iniciação esportiva ao futebol no município de Goiânia - GO. O estudo foi realizado de acordo com a o método de pesquisa fenomenológico, que se desenvolveu na forma de um estudo qualitativo e se caracteriza por uma pesquisa descritiva exploratória. Constitui um levantamento de dados mediante a aplicação de entrevista semiestruturada sobre a prática do ensino desenvolvido nas escolinhas de Futebol, com jovens entre 12 e 14 anos. Como técnica de coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada guiada por um roteiro pré-estabelecido composto por 12 questões abertas obrigatórias, também foi realizada observações direta nas aulas aplicadas pelos professores. O estudo analisou as metodologias utilizadas pelos professores responsáveis pelas aulas através das respostas das entrevistas e dos relatórios das observações realizadas. O trabalho estabelece as principais metodologias sistematizadas bibliograficamente e analisa as aulas aplicadas de acordo com o que os principais autores defendem para um bom desenvolvimento infantil. Nesse viés, infere-se que a principal metodologia utilizada no ensino das iniciações pesquisadas é o método Analítico-sintético, assim foi questionado com base na literatura do esporte e do ensino se a metodologia é a mais recomendada para o trabalho com crianças desta faixa etária. Com isto, conclui-se que a utilização desta metodologia pode causar diversos prejuízos aos alunos devido a uma especialização precoce, além de não ter como foco o desenvolvimento tático e psicocultural dos alunos.
Abstract: The present study aims to analyze and verify the pedagogical interventions used by teachers in sports initiation schools in football in the city of Goiânia - GO. The study was carried out according to the phenomenological research method, which was developed in the form of a qualitative study and is characterized by an exploratory descriptive research. It consists of a data collection through the application of a semi-structured interview on the practice of teaching developed in football schools, with young people between 12 and 14 years old. As a data collection technique, a semi-structured interview was used guided by a pre-established script composed of 12 mandatory open questions, direct observations were also carried out in the classes applied by the teachers. The study analyzed the methodologies used by the teachers responsible for the classes through the responses of the interviews and the reports of the observations made. The work establishes the main methodologies systematized bibliographically and analyzes the classes applied according to what the main authors defend for a good child development. In this bias, it is inferred that the main methodology used in the teaching of the researched initiations is the Analytical-Synthetic method, so it was asked based on the sports and teaching literature if the methodology is the most recommended for working with children in this age group. . With this, it is concluded that the use of this methodology can cause several damages to students due to an early specialization, in addition to not focusing on the tactical and psychocultural development of students. Keywords: sports methodology; football; PE; sports initiation.
Keywords: Educação física
metodologia-esportiva
Futebol
iniciação-esportiva
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: SILVA, Enoskaryton Dias Rocha De Santana. O professor nas escolas de iniciação esportiva: uma analise sobre as intervenções pedagógicas utilizadas. 2022. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/777
Issue Date: 6-Sep-2022
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0059-2022.pdf3.67 MBAdobe PDFDownload/Open Preview    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.