???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/831
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: “Muito mais que sangue”, um tabu: considerações sobre ciclo menstrual e a relação entre frequência e participação nas aulas de educação física escolar
???metadata.dc.creator???: Faria, Alicy Moreira de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Pereira, Jéssica de Moura
???metadata.dc.contributor.referee1???: Bandeira, Lílian Brandão
???metadata.dc.contributor.referee2???: Menezes, Nívea Maria Silva
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo tem como objetivo analisar se os diálogos estabelecidos com as adolescentes de Ensino Médio sobre ciclo menstrual, puberdade e práticas da Educação Física têm impactado suas vivências e/ou reforçam tabus em relação ao corpo. Deste modo o trabalho busca discutir o tabu que envolve a menstruação, sobretudo nas aulas de Educação Física, apresentar os debates empreendidos pelos movimentos feministas em oposição e/ou favorecimento aos discursos médicos, aos paradigmas colocados pelas religiões e às questões relativas ao cuidado e higiene “feminina” no atual momento. Buscaremos ainda avaliar como os conhecimentos acerca deste assunto têm sido transmitidos e/ou se ocorre de serem ressignificados sobretudo durante as intervenções pedagógicas na Educação Física escolar. Com esse intuito, utilizamos da pesquisa não-experimental e exploratória, seguindo uma abordagem qualitativa e apoiada em estudos feministas, optamos pela aplicação de um questionário que nos permitiu fazer as seguintes considerações: a menstruação ainda é um tabu que se apresenta fixado na sociedade cujos preconceitos que o estruturam advêm das desinformações que são sucessivamente repassadas e reforçadas no contexto familiar, além disso, a participação de instituições médicas, escolares e de movimentos sociais de mulheres na disseminação de conhecimentos sobre a menstruação parece não alcançar a maioria das pessoas que menstruam, em especial, as mulheres cis. Os tabus sobre a menstruação parecem continuar moldando o pensamento e comportamento das mulheres e, consequentemente, causando o afastamento delas das aulas de Educação Física Escolar e de outros espaços de socialização.
Abstract: The study aims to analyze whether the dialogues established with high school adolescents about menstrual cycle, puberty and Physical Education practices have impacted their experiences and/or reinforce taboos in relation to the body. In this way, the work seeks to discuss the taboo that involves menstruation, especially in Physical Education classes, to present the debates undertaken by feminist movements in opposition and/or favoring medical discourses, the paradigms posed by religions and issues related to care and hygiene. “feminine” at the present time. We will also seek to assess how knowledge on this subject has been transmitted and/or if it happens to be re-signified especially during pedagogical interventions in School Physical Education. For this purpose, we used non-experimental and exploratory research, following a qualitative approach and supported by feminist studies, we chose to apply a questionnaire that allowed us to make the following considerations: menstruation is still a taboo that is fixed in society whose prejudices that structure it come from the misinformation that is successively passed on and reinforced in the family context, in addition, the participation of medical institutions, schools and women's social movements in the dissemination of knowledge about menstruation does not seem to reach most people who menstruate, especially cis women. The taboos about menstruation seem to continue shaping women's thinking and behavior and, consequently, causing them to withdraw from School Physical Education classes and other spaces of socialization. Keywords: Menstruation. Taboo. School Physical Education.
Keywords: Educação física
Menstruação
Tabu
Educação Física Escolar
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: FARIA, Alicy Moreira de. “Muito mais que sangue”, um tabu: considerações sobre ciclo menstrual e a relação entre frequência e participação nas aulas de educação física escolar. 2022. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/831
Issue Date: 5-Sep-2022
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.