???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/834
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Os processos de ensino e aprendizagem da educação física escolar em tempos de pandemia
???metadata.dc.creator???: Souza, Cássia Natalia Justino de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bandeira, Lílian Brandão
???metadata.dc.contributor.referee1???: Macedo, Eliene Nunes
???metadata.dc.contributor.referee2???: Pedroza, Reigler Siqueira
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo teve como objetivo investigar os processos de ensino e aprendizagem na área da educação física escolar em tempos de pandemia da Covid-19. Com isso, buscou-se analisar os processos de ensino e aprendizagem do professor de educação física da Rede Municipal de Senador Canedo (GO), compreendendo de que forma acontecia o processo de ensino e aprendizagem. Ainda se buscou analisar como o professor desenvolveu suas aulas remotas e identificar as lacunas enfrentadas pelo professor de educação física em tempos de pandemia. A pesquisa baseou-se numa abordagem qualitativa com estudo de caso e enfoque na pesquisa bibliográfica. Para a realização desta pesquisa, utilizou-se a triangulação de dados advindos de um questionário aberto, no qual teve a participação de um professor de educação física. Ficou evidente que a educação está constantemente passando por transformação e que 2020 foi um ano de transformação com grandes mudanças no processo de ensino e aprendizagem no cotidiano do professor pesquisado. Perante o momento da saúde pública mundial, foi necessário modificar todo o planejamento do professor devido à pandemia da Covid-19, adaptando suas aulas diárias para aulas remotas, o que exigiu do professor conhecimento e experiência para lidar com esse novo cenário das aulas remotas.
Abstract: This study aimed to investigate the teaching and learning processes in the area of school physical education in times of pandemic due to Covid-19. With this, we sought to understand and analyze the teaching and learning processes of the Physical Education teacher of the Municipal Network of the City of Senador Canedo-GO, seeking to understand how the teaching and learning process took place. It also sought to analyze how the teacher developed his remote classes and identify the gaps faced by the Physical Education teacher in times of Pandemic. The research was based on a qualitative approach based on the case study and focus on bibliographic research. To carry out this research, we tried to use data triangulation based on an open questionnaire, in which a Physical Education teacher participated. It is evident that education is constantly undergoing transformation, and that the year 2020 was a year of transformation, which caused major changes in the teaching and learning process in the daily life of the researched teacher. Based on the moment that world public health was going through, it was necessary to modify all the teacher's planning due to the Covid-19 Pandemic, where it was necessary to adapt their daily classes to remote classes, requiring the teacher to have knowledge and experience to deal with this new situation. remote classroom scenario. Keywords: Covid-19; Physical Education; Teacher of Physical Education.
Keywords: Educação física
Covid-19
Professor de Educação Física
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: SOUZA, Cássia Natalia Justino de. Os processos de ensino e aprendizagem da educação física escolar em tempos de pandemia. 2022. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/834
Issue Date: 5-Sep-2022
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0064-2022.pdfMG796 0064-2022535.65 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.