???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/855
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Araújo, Rafael Lemos de | - |
dc.contributor.advisor1 | Seabra, André Luís dos Santos | - |
dc.contributor.referee1 | Fátima, Conceição Viana de | - |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Terita Michele da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-17T12:31:06Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-06 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Rafael Lemos de. A deficiência visual e os desafios no ensino superior em educação física: um estudo de caso. 2022. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/855 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa apresenta um estudo sobre um discente com deficiência visual na Universidade Estadual de Goiás UEG, campus ESEFFEGO, graduado em Licenciatura em Educação Física. O objetivo foi de discutir o processo de inclusão no ensino superior. Para tanto optou se por estudo de caso, no qual a abordagem foi qualitativa em relação a coleta de dados, através de entrevista com o sujeito da pesquisa contando sua história e a sua trajetória ao longo do curso. Após a coleta de dados foi possível identificar os obstáculos descritos por ele em relação a universidade como a estrutura, os materiais disponíveis, a relação entre professores e alunos. Após a realização da pesquisa, os resultados obtidos demonstram com clareza que ainda existem dificuldades em relação a formação de professores com deficiência visual na universidade pelo simples fato das mesmas não estarem totalmente preparadas para a inclusão desses alunos, devido à falta de preparação do corpo docente e estrutura não adequada para recebe-los. Para atingir os objetivos que foram propostos com a pesquisa, foram abordados 3 capítulos além da introdução e entrevista com o discente pesquisado: O capítulo I que aborda os aspectos históricos da pessoa com deficiência, o capítulo II que aborda a história da Educação Física e formação dos professores, o capítulo III que aborda a formação do professor com Deficiência Visual trazendo uma entrevista com o aluno objeto de estudo e ao final, as considerações finais da pesquisa. | por |
dc.description.abstract | This research presents a study on a visually impaired student at the State University of Goiás UEG, Eseffego campus, graduate in Physical Education. Bringing with it the perception of a colleague who followed closely his academic background. To do so, we use the qualitative method with data collection, through bibliographic research and an interview with the subject of the research telling his story and his trajectory throughout the course, with the objetive of identifying and understanding the difficulties experienced by the visually impaired person in the undergraduate course. After collecting the data, it was possible to identify the obstacles described by him in relation to the university, such as the structure, the available materials, the relationship between teachers and students. After carrying out the research, the results obtained clearly demonstrate that there are still difficulties in relation to the formation of teachers with visual impairment in the university, for the simple fact that they are not fully prepared for the inclusion of these students, due to the lack of preparation of the faculty and not adequate structure to receive them. In order to achieve the objetives that were proposed with the research, three chapters were addressed in addition to the introduction and interview with the researcher: Chapter I dealing with the historical aspects of the person with disabilities, Chapter II dealing with the history of Physical Education and teacher training, Chapter III dealing with the training of the teacher with Visual Disability bringing an interview with the student being studied and the final considerations of the research. KEY WORDS - Visual impairment; Inclusion; Integration; University education. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Carminda Pereira (carminda.aguiar@ueg.br) on 2023-08-17T12:31:06Z No. of bitstreams: 1 MG796 0066-2022.pdf: 325329 bytes, checksum: 03e2c87617297f1f48aa02c2a3161993 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-17T12:31:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MG796 0066-2022.pdf: 325329 bytes, checksum: 03e2c87617297f1f48aa02c2a3161993 (MD5) Previous issue date: 2022-09-06 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual de Goiás | por |
dc.publisher.department | Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEG | por |
dc.publisher.program | Educacao Fisica - Licenciatura | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Deficiência Visual | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Integração | por |
dc.subject | Ensino Superior | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.title | A deficiência visual e os desafios no ensino superior em educação física: um estudo de caso | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação | por |
Appears in Collections: | Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MG796 0066-2022.pdf | MG796 0066-2022 | 317.7 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.