???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/859
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Inclusão: a dança como possibilidade no âmbito escolar
???metadata.dc.creator???: Carvalho, Izadora Teles
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, Rosirene Campêlo dos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Rios, Gleyson Batista
???metadata.dc.contributor.referee2???: Lima, Marlini Dorneles de
???metadata.dc.description.resumo???: A educação inclusiva se fez presente principalmente durante a década de 90, visando uma educação mais igualitária em busca dos direitos das pessoas com deficiência. Neste sentido, o presente trabalho buscou compreender as possibilidades da dança como forma de inclusão de pessoas com deficiência na escola. Pois, acreditamos que a dança pode contribuir significativamente na formação humana dos estudantes com deficiência a partir de um processo inclusivo, em que a diversidade e as diferenças dos corpos se façam presentes. Assim sendo, esta pesquisa buscou analisar como a produção científica da Educação Física tem tratado/discutido a dança na escola a contemplar a inclusão e participação de todos os estudantes. Para análise dos dados foi realizada a abordagem quanti-qualitativa e como procedimento a pesquisa bibliográfica. Onde, foram encontrados 9 artigos dentro do corte temporal de 2011 a 2021. Na análise dos resultados, foi possível observar que a dança favoreceu os processos inclusivos, contribuindo para que os indivíduos se apropriassem do tema proposto visando a sua criatividade e autonomia, produzindo efeitos significativos no âmbito social e cultural desses indivíduos. Contudo, atenta-se a necessidade de novos estudos que aprofundem a discussão da dança na escola de forma a permitir que de fato a inclusão ocorra, favorecendo o acesso e o direito a uma dança que reconheça que diferentes corpos, podem criar diferentes danças. Contribuindo com as discussões, produção teórico e um debate crítico sobre o tema.
Abstract: La educación inclusiva estuvo presente principalmente durante la década de 1990, apuntando a una educación más igualitaria en busca de los derechos de las personas con discapacidad. En este sentido, el presente trabajo buscó entender las posibilidades de la danza como una forma de incluir a las personas con discapacidad en la escuela. Por lo tanto, creemos que la danza puede contribuir significativamente a la formación humana de los estudiantes con discapacidad a partir de un proceso inclusivo, en el que la diversidad y las diferencias de los cuerpos están presentes. Así, esta investigación buscó analizar cómo la producción científica de educación física ha tratado/discutido la danza en la escuela para contemplar la inclusión y participación de todos los estudiantes. Para el análisis de los datos se realizó el abordaje cuantitativo- cualitativo y se utilizó como procedimiento la investigación bibliográfica. Donde, se encontraron 9 artículos dentro del tiempo recortado de 2011 a 2021. En el análisis de los resultados, fue posible observar que la danza favoreció los procesos inclusivos, contribuyendo a que los individuos se apropiaran del tema propuesto apuntando a su creatividad y autonomía, produciendo efectos significativos en el ámbito social y cultural de estos individuos. Sin embargo, somos conscientes de la necesidad de nuevos estudios que profundicen la discusión de la danza en la escuela con el fin de permitir que se produzca la inclusión, favoreciendo el acceso y el derecho a una danza que reconozca que diferentes cuerpos pueden crear diferentes danzas. Contribuir a las discusiones, producción teórica y un debate crítico sobre el tema. Palabras claves: Inclusión; personas con deficiencia; danza; Ambiente escolar.
Keywords: Educação física
Inclusão
pessoas com deficiência
dança
ambiente escolar
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: CARVALHO, Izadora Teles. Inclusão: a dança como possibilidade no âmbito escolar. 2022. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/859
Issue Date: 5-Sep-2022
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0069-2022.pdfMG796 0069-20221.02 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.