???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/880
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Autismo e educação inclusiva no ensino superior
???metadata.dc.creator???: Paula, Cristiane Oliveira de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Alves, Maria de Lourdes
???metadata.dc.contributor.referee1???: Seabra, André Luis dos Santos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Pereira, Jéssica de Moura
???metadata.dc.description.resumo???: Há um crescente no ingresso de estudantes com deficiência no ensino superior, resultado do processo histórico de luta por direitos e contra a concepção da pessoa com deficiência como incapaz e deficitária do ponto de vista funcional e social. Esse processo de luta por direitos vem se materializando desde as políticas de inclusão que surgiram no Brasil entre o final da década de 1980 e o início da de 1990, com a Constituição Federal de 1988 (Brasil, 1988), inicialmente com ênfase no sistema regular de ensino na educação básica, numa proposta de integração e, posteriormente, numa proposta de inclusão. O objetivo deste estudo foi analisar a produção científica sobre os desafios da inclusão do aluno com Transtorno Espectro Autista (TEA) nas Instituições de Ensino Superior (IES). O problema de pesquisa é se existe uma política institucional voltada para a educação inclusiva dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados no Ensino Superior? Se existem ações desenvolvidas para a promoção do acesso, da permanência, possibilidades e desafios desse estudante, e qual medida se tem promovido para facilitar essa acessibilidade. Além levantar dados sobre o mapeamento do perfil sociodemográfico dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados no ensino superior em 2016 a partir de dados levantados pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que em 2020 lançou uma pesquisa brasileira para mapear o perfil sociodemográfico dos estudantes autistas matriculados no ensino superior. Para responder tal questionamento será realizada uma pesquisa descritiva de análise qualitativa e quantitativa em formato de revisão integrativa da literatura. Nesse sentido, os resultados serão apresentados a partir da coleta de informações de fontes primarias e secundárias, incluindo plataformas de pesquisa, livros e artigos.
Abstract: There is a growing number of students with disabilities entering higher education, as a result of the historical process of fighting for rights and against the conception of people with disabilities as incapable and deficient from a functional and social point of view. This process of struggle for rights has been materializing since the inclusion policies that emerged in Brazil between the end of the 1980s and the beginning of the 1990s, with the Federal Constitution of 1988 (Brasil, 1988), initially with an emphasis on the regular system of teaching in basic education, in a proposal of integration and, later, in a proposal of inclusion. The objective of this study was to analyze the scientific production on the challenges of including students with Autistic Spectrum Disorder (ASD) in Higher Education Institutions (HEIs). The research problem is whether there is an institutional policy aimed at the inclusive education of students with Autistic Spectrum Disorder (ASD) enrolled in Higher Education? If there are actions developed to promote access, permanence, possibilities and challenges for this student, and what measure has been promoted to facilitate this accessibility. In addition to collecting data on the mapping of the sociodemographic profile of students with Autistic Spectrum Disorder (ASD) enrolled in higher education in 2016 from data collected by INEP (National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira), which in 2020 launched a survey Brazilian to map the sociodemographic profile of autistic students enrolled in higher education. To answer this question, a descriptive research of qualitative and quantitative analysis will be carried out in an integrative literature review format. In this sense, the results will be presented from the collection of information from primary and secondary sources, including research platforms, books and articles. Keywords: Autistic Spectrum Disorder. Inclusion. University education.
Keywords: Educação física
Transtorno do Espectro Autista
Inclusão
Ensino Superior
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: PAULA, Cristiane Oliveira de. Autismo e educação inclusiva no ensino superior. 2023. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/880
Issue Date: 7-Feb-2023
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0071-2023.pdfMG796 0071-2023466.79 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.