???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/883
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMota, Lorena Naves Ramos-
dc.contributor.advisor1Filemon, Orley Olavo-
dc.contributor.referee1Alves, Dalley César-
dc.contributor.referee2Oliveira, Franasses Barbosa de-
dc.date.accessioned2023-08-21T17:13:55Z-
dc.date.issued2023-02-06-
dc.identifier.citationMOTA, Lorena Naves Ramos. Importância de se trabalhar exercícios posturais nas aulas de educação física escolar: uma visão para o ensino médio. 2023. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/883-
dc.description.resumoIntrodução: A educação possui a função social de transmitir o conhecimento produzido e integrá-lo ao desenvolvimento das sociedades. Desde a mais tenra idade as sociedades se preocupam em repassar seus conhecimentos, preservar sua cultura, seus hábitos e sua linguagem. A Educação Física sempre buscou cumprir uma função social que esteve atrelada aos interesses da sociedade vigente. Assim, o objetivo desse estudo é analisar a importância dos exercícios posturais nas aulas de Educação Física escolar. É importante ressaltar a importância da prática de atividade física principalmente durante a adolescência devido ao atual estilo de vida dos jovens durante essa fase. Método: trata-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa que abordou a importância das atividades posturais na Educação Física escolar, com buscas realizadas na língua portuguesa em base de dados eletrônicos (Bireme, Google Acadêmico e Scielo) com recorte de 2010 a 2022. Resultados: foram selecionados 7 artigos dentre eles 3 artigos de revisão da literatura e 4 estudos transversais, nos quais mostraram que as disfunções posturais são consideradas multifatoriais, sendo de grande importância a intervenção dentro das escolas. Conclusão: Os achados confirmam a necessidade de intervenções por parte dos profissionais, buscando corrigir hábitos inadequados de postura corporal.por
dc.description.abstractIntroduction: Education has the social function of transmitting the knowledge produced and integrating it to the development of societies. From an early age, societies are concerned with passing on their knowledge, preserving their culture, habits and language. Physical Education has always sought to fulfill a social function that was linked to the interests of the current society. Thus, the objective of this study is to analyze the importance of postural exercises in Physical Education classes at school. It is important to emphasize the importance of practicing physical activity, especially during adolescence, due to the current lifestyle of young people during this phase. Method: this is a qualitative bibliographical research that addressed the importance of postural activities in school Physical Education, with searches carried out in Portuguese in electronic databases (Bireme, Google Scholar and Scielo) with a cut from 2010 to 2022. Results: 5 articles were selected, including 2 literature review articles and 3 cross-sectional studies, which showed that postural dysfunctions are considered multifactorial, with great importance for intervention within schools. Conclusion: The findings confirm the need for interventions by professionals, seeking to correct inadequate body posture habits. Keywords: Education; PE ; Posture; Postural changes.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Carminda Pereira (carminda.aguiar@ueg.br) on 2023-08-21T17:13:55Z No. of bitstreams: 1 MG796 0074-2023.pdf: 1819924 bytes, checksum: dabfcfa5a939acf3016d1187a21df3bb (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-21T17:13:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MG796 0074-2023.pdf: 1819924 bytes, checksum: dabfcfa5a939acf3016d1187a21df3bb (MD5) Previous issue date: 2023-02-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUnidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programEducacao Fisica - Licenciaturapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPosturapor
dc.subjectAlterações posturaispor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.titleImportância de se trabalhar exercícios posturais nas aulas de educação física escolar: uma visão para o ensino médiopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopor
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0074-2023.pdfMG796 0074-20231.78 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.