???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/886
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: As relações étnico-raciais na formação das identidades afro-brasileiras na educação infantil e seus diálogos com a cultura corporal
???metadata.dc.creator???: Pires, Thallita Gabriele Maia
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, Rosirene Campêlo dos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Bandeira, Lilian Brandão
???metadata.dc.contributor.referee2???: Carvalho, Cleber de Sousa
???metadata.dc.description.resumo???: O texto apresenta discussões e reflexões acerca das relações étnico-raciais na formação das identidades afro-brasileiras na Educação Infantil e seus diálogos com a Cultura Corporal. Pois, acreditamos que desenvolver relações étnico-raciais na infância contribui grandemente com o respeito e a valorização da pessoa negra quando adulta. Em 2003 foi sancionada a Lei 10.639 que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas instituições de ensino, a fim de ressaltar a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira e valorizar as diversidades existentes. Assim sendo, esta pesquisa tem como objetivo compreender como as relações étnico-raciais podem contribuir na formação de crianças com identidade afro-brasileira na Educação Infantil via os elementos da Cultura Corporal. Os procedimentos metodológicos consistiram em revisão bibliográfica, análise de documentos norteadores como LDB/1961 que condena qualquer tratamento desigual por motivo de convicção filósofica, política ou religiosa, bem como quaisquer preconceitos de classe ou raça, por se ver constantemente ataques contra a população negra, humilhação, preconceito e discriminação. E pesquisa documental de como as relações étnico-raciais familiariza-se na Educação Física a partir da Educação Infantil. Em 2003 a LDB obriga a inclusão nos currículos da Educação Básica a “História e Cultura Africana e Afro-Brasileira” com o intuito de inserir a história do negro, bem como, sua cultura na sociedade brasileira, a fim de valorizar a diversidade étnica, e ve-lôs como formadores da nossa sociedade. Com abordagem quali-quantitativa, que possibilita trabalhar com a realidade e compreender os dados apresentados, esta pesquisa espera contribuir com a formação da identidade negra e na cultura afro-brasileira e africana na Educação Infantil. Para análise dos dados foram encontrados 11 artigos dentro de um recorte temporal de 2010 a 2021. Na análise dos resultados, foi possível observar que a Lei 10.639/2003 não está em vigor como deveria estar, por falta de políticas públicas, gerando mais ações que capacitem os profissionais da área sobre o conteúdo em questão, como também, um planejamento continuado desses profissionais. É necessário que a educação para as relações étnico-raciais se constitua efetivamente na educação brasileira, por menos episódios de racismo e preconceito.
Abstract: The text presents discussions and reflections about ethnic-racial relations in the formation of Afro-Brazilian identities in Early Childhood Education and their dialogues with Corporal Culture. Well, we believe that developing ethnic-racial relationships in childhood contributes greatly to the respect and appreciation of the black person as an adult. In 2003, Law 10,639 was sanctioned, which deals with the teaching of Afro-Brazilian and African history and culture in educational institutions, in order to emphasize the importance of black culture in the formation of Brazilian society and value existing diversities. Therefore, this research aims to understand how ethnic-racial relations can contribute to the formation of children with an Afro-Brazilian identity in Early Childhood Education via the elements of Corporal Culture. The methodological procedures consisted of a bibliographical review, analysis of guiding documents such as LDB/1961, which condemns any unequal treatment due to philosophical, political or religious convictions, as well as any class or racial prejudices, as attacks against the black population are constantly being seen, humiliation, prejudice and discrimination. And documentary research on how ethnic-racial relations are familiarized in Physical Education from Early Childhood Education onwards. In 2003, the LDB obliges the inclusion of “African and Afro-Brazilian History and Culture” in the Basic Education curricula, with the aim of inserting the history of black people, as well as their culture in Brazilian society, in order to value ethnic diversity, and see them as shapers of our society. With a quali-quantitative approach, which makes it possible to work with reality and understand the data presented, this research hopes to contribute to the formation of black identity and Afro-Brazilian and African culture in Early Childhood Education. For data analysis, 11 articles were found within a time frame from 2010 to 2021. In the analysis of the results, it was possible to observe that Law 10.639/2003 is not in force as it should be, due to lack of public policies, generating more actions than train professionals in the area on the content in question, as well as continuous planning for these professionals. It is necessary that education for ethnic-racial relations is effectively constituted in Brazilian education, for fewer episodes of racism and prejudice. Palabras claves: child education; ethnic-racial relationship; Afro-Brazilian culture; body culture.
Keywords: Educação física
educação infantil
relação étnico-racial
cultura afro-brasileira
cultura corporal
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: PIRES, Thallita Gabriele Maia. As relações étnico-raciais na formação das identidades afro-brasileiras na educação infantil e seus diálogos com a cultura corporal. 2023. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/886
Issue Date: 6-Feb-2023
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0076-2023.pdfMG796 0076-2023300.22 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.