???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/913
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Edifício educacional : Madre Germana II
???metadata.dc.creator???: Martins, Camilla Moraes
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ribeiro, Eliézer Bilemjian
???metadata.dc.description.resumo???: Educação é um direito de todos os indivíduos, com grande importância no desenvolvimento humano, e não só no âmbito profissional. O acesso ao conhecimento gera uma melhor formação de cidadãos que respeitam os direitos humanos, com pensamento crítico e politiza- do, cumprindo seu papel na cidadania. A infância em especial é uma época de extrema importância na vida do indivíduo, pelo fato de estar sempre em busca por descoberta, a criança vive um mundo de infinitas possibilidades onde ele absorve intensamente os conhecimentos passados a ela por meio dos seus sentidos sensoriais, no ensino, atividades, brincadeiras e conversas através do ambiente em que está inserido. A constituição Brasileira de 1988 prevê o direito à educação como um dever do estado e da família, que proporcione condições de acesso e permanência igua litários para todos os cidadãos do Brasil. Contudo, de acordo com os dados da PNAD (pesquisa nacional por amostra de domicílios, 2014), 2,8 milhões de crianças e jovens não estão matriculados em escolas, devido a motivos como déficit de vagas, falta de interesse, ou muitas vezes necessidade de trabalhar pra ajudar no sustento da família. Neste trabalho, será feito uma pesquisa da evolução do sistema educacional na história da sociedade ocidental, e a e a influência da arquitetura escolar na qualidade do ensino das configurações das teorias peda- gógicas existentes. Uma análise da situação atual e um estudo de campo para implantação de uma unidade de ensino em um bairro periférico de Goiânia. O objetivo é fazer um projeto escolar que ressignifique o espaço escola como agente qualificador do ensino e elemento de transformação social. Uma Escola Pública de Ensino Fundamental em Período Integral que atenda a demanda de crianças de 6 a 10 anos, onde a arquitetura proporcione experiências aos usuários de forma lúdica e construtiva, com espaços humanizados e flexíveis. Um equipamento que não se restringe ao modelo tradicional, mas que tenha uma configuração inova- dora e faça conexão com a comunidade através de um suporte social de ensino, cultura, arte e esporte como um suplemento educativo.
Abstract: Educação é um direito de todos os indivíduos, com grande importância no desenvolvimento humano, e não só no âmbito profissional. O acesso ao conhecimento gera uma melhor formação de cidadãos que respeitam os direitos humanos, com pensamento crítico e politiza- do, cumprindo seu papel na cidadania. A infância em especial é uma época de extrema importância na vida do indivíduo, pelo fato de estar sempre em busca por descoberta, a criança vive um mundo de infinitas possibilidades onde ele absorve intensamente os conhecimentos passados a ela por meio dos seus sentidos sensoriais, no ensino, atividades, brincadeiras e conversas através do ambiente em que está inserido. A constituição Brasileira de 1988 prevê o direito à educação como um dever do estado e da família, que proporcione condições de acesso e permanência igua- litários para todos os cidadãos do Brasil. Contudo, de acordo com os dados da PNAD (pesquisa nacional por amostra de domicílios, 2014), 2,8 milhões de crianças e jovens não estão matriculados em escolas, devido a motivos como déficit de vagas, falta de interesse, ou muitas vezes necessidade de trabalhar pra ajudar no sustento da família. Neste trabalho, será feito uma pesquisa da evolução do sistema educacional na história da sociedade ocidental, e a e a influência da arquitetura escolar na qualidade do ensino das configurações das teorias pedagógicas existentes. Uma análise da situação atual e um estudo de campo para implantação de uma unidade de ensino em um bairro periférico de Goiânia. O objetivo é fazer um projeto escolar que ressignifique o espaço escola como agente qualificador do ensino e elemento de transformação social. Uma Escola Pública de Ensino Fundamental em Período Integral que atenda a demanda de crianças de 6 a 10 anos, onde a arquitetura proporcione experiências aos usuários de forma lúdica e construtiva, com espaços humanizados e flexíveis. Um equipamento que não se restringe ao modelo tradicional, mas que tenha uma configuração inova- dora e faça conexão com a comunidade através de um suporte social de ensino, cultura, arte e esporte como um suplemento educativo.
Keywords: Educação
Edifício escolar
Arquitetura educacional
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Central - Sede Anapolis - CET
???metadata.dc.publisher.program???: Arquitetura e Urbanismo
Citation: MARTINS, Camilla Moraes. Edifício educacional: Madre Germana II. 2020. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Bacharel em Arquitetura e Urbanismo) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/913
Issue Date: 13-Oct-2020
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo / CET - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAMILLA MORAES MARTINS _TCC_ARQ.pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação_Bacharel em Arquitetura e Urbanismo97.59 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.