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???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Análise de Brand Equity e Brand performance em marcas de jogos online : exploração do behavioral perspective model (BPM).
???metadata.dc.creator???: Rosa, Lucas Gonzaga
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Sousa, Elke Dias de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Sousa, Elke Dias de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Melo, Francisco Ramos de
???metadata.dc.description.resumo???: A indústria de jogos eletrônicos evoluiu desde os anos 1990, quando começou a se popularizar e ainda hoje se apresenta de maneira dominante no mercado de entretenimento, atingindo clientes cada vez mais variados e movimentando valores monetários em escalas bilionárias. Este mercado desperta a necessidade de compreender os comportamentos de consumo e analisar o quanto o valor de marca impacta no desempenho. O estudo do comportamento do consumidor, quando realizado sob a perspectiva comportamental, permite conhecer os motivos que levam um consumidor a escolher um produto em detrimento de outro sendo essa escolha influenciada pelo ambiente de consumo e seu histórico de experiências. O presente trabalho utilizou o modelo teórico comportamental Behavioral Perspective Model (BPM) como arcabouço teórico para analisar o comportamento de consumidores dos jogos online Fortnite e Playerunknown's Battlegrounds com o objetivo de verificar se há correlação entre brand equity, brand performance e os valores praticados nestes jogos. Com base nos dados analisados, foi possível comprovar a correlação positiva entre brand equity e brand performance e inferir a correlação, também positiva, do valor praticado nos jogos com estas variáveis. Observou-se também que as variáveis ambientais (conhecimento, qualidade e market share) estão fortemente ou perfeitamente correlacionadas de forma positiva entre si.
Abstract: The video game industry has evolved since the 1990s, when it started to become popular, and even nowadays has been dominant the entertainment market, reaching ever-expanding customers and moving billion-dollar currency scales. That market arouses the need of understand consumer behavior and. analyze how much brand value impacts performance. The study of consumer behavior, when conducted from a behavioral perspective, make it possible to know the reasons that lead a consumer to choose one product over another, and the choice is influenced by the consumption environment and its history of experiences. This academic work used the Behavioral Perspective Model (BPM) as a theoretical framework to analyze consumer behavior of online games Fortnite and Playerunknown's Battlegrounds in order to verify whether there is a correlation between brand equity, brand performance and the values practiced in these games. Based on the data analyzed, it was possible to prove the positive correlation between brand equity and brand performance and to infer the positive correlation between the value practiced in games with these variables. It was also observed that environmental variables (knowledge, quality and market share) are strongly or perfectly positively correlated with each other.
Keywords: Marketing digital
Jogos online
Comportamento de consumo
Behavioral perspective model
BPM
dBgital market
Online games
Consumer behavior
Behavioral perspective model
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Central - Sede Anapolis - CET
???metadata.dc.publisher.program???: Sistemas de Informacao
Citation: ROSA, Lucas Gonzaga. Análise de Brand Equity e Brand performance em marcas de jogos online : exploração do behavioral perspective model (BPM). 2019. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Bacharel em Sistemas de Informação) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/962
Issue Date: 18-Nov-2019
Appears in Collections:Sistemas de Informação / CET - Monografia

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