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???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Estudo do desenvolvimento de um veículo autônomo com viabilidade econômica e inteligência artificial
???metadata.dc.creator???: Gazal Junior, Jorge Brayer.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Melo, Francisco Ramos de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Melo, Francisco Ramos de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Ferreira, Juliana Martins de Bessa
???metadata.dc.description.resumo???: Veículos autônomos tem se mostrado como o futuro da locomoção. Poder ir de um ponto A para um ponto B deixando a navegação do veículo nas mãos da tecnologia, permitindo que ela tome as decisões por si mesma. Para se chegar a isso foram necessários vários avanços na eletrônica, informática, automação e robótica. Um tipo de veículo que surgiu muito antes da aplicação de tecnologias para tornar carros autônomos foram os AGVs (veículos guiados automaticamente). Esse tipo de veículo é utilizado em diversos tipos de indústria auxiliando no sistema produtivo e de armazenamento. Este trabalho tem como objetivo o estudo de aspectos construtivos desse tipo de veículo e de plataformas de prototipagem eletrônica e sensores que podem ser aplicados para se desenvolver um veículo de baixo custo aliado com a implementação de inteligência artificial por meio de redes neurais artificiais e aprendizado por reforço. A pesquisa mostra que é viável a construção de um AGV que atenda os requisitos do objetivo. Foi realizada a simulação de um veículo virtual em três diferentes cenários com diferentes obstáculos e diferentes objetivos para a realização de testes da rede neural artificial a fim de analisar o comportamento do veículo antes de uma implementação real em um futuro protótipo. Os resultados da simulação mostram que a complexidade do ambiente onde o agente está inserido, ou seja, a disposição dos obstáculos, influencia na quantidade de ciclos de aprendizado. Com o aprendizado consolidado, as próximas etapas para futuras implementações são a construção de um protótipo em pequena escala e posteriormente um AGV.
Abstract: Autonomous vehicles have proving to be the future of locomotion. Being able to go from point A to point B leaving the navigation of the vehicle in the hands of technology, allowing it to make the decisions for itself. Achieving this required several advances in electronics, computing, automation and robotics. One type of vehicle that emerged long before the application of technologies to make cars autonomous were AGVs (Automated Guided Vehicles). This type of vehicle is used in various types of industry assisting in the production and storage system. This work aims to study the constructive aspects of this type of vehicle and electronic prototyping platforms and sensors that can be applied to develop a low cost vehicle coupled with the implementation of artificial intelligence through artificial neural networks and reinforcement learning. Research shows that building an AGV that meets the objective requirements is feasible. A virtual vehicle was simulated in three different scenarios with different obstacles and different objectives for testing the artificial neural network to analyze the vehicle's behavior before a real implementation in a future prototype. The simulation results show that the complexity of the environment where the agent is inserted, ie the arrangement of obstacles, influences the amount of learning cycles. With consolidated learning, the next steps for future implementations are building a small-scale prototype and later an AGV.
Keywords: veículos autoguiados
veículos autônomos
inteligência artificial
Self-driving vehicles
autonomous vehicles
artificial intelligence
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Central - Sede Anapolis - CET
???metadata.dc.publisher.program???: Sistemas de Informacao
Citation: GAZAL JUNIOR, Jorge Brayer. Estudo do desenvolvimento de um veículo autônomo com viabilidade econômica e inteligência artificial. 2019. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Bacharel em Sistemas de Informação) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/965
Issue Date: 19-Nov-2019
Appears in Collections:Sistemas de Informação / CET - Monografia

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