???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1015
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Biblioteca e praça cultural : bairro de Lourdes / Anápolis-GO
???metadata.dc.creator???: Oliveira, Gabriela Pereira de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Pinto, Maryana de Souza
???metadata.dc.description.resumo???: Ler possibilita ao indivíduo novas descobertas capazes de desenvolver e estimular a formação intelectual de modo dinâmico e criativo. A definição de leitura, de acordo com Silva (1991), é ''um ato de conhecimento, pois ler significa perceber e compreender as relações existentes no mundo.'' Através da leitura, o indivíduo adquire conhecimento com potencial de modificar a sua percepção e compreensão da realidade, atuando com mudanças no meio em que está inserido. Sob essa perspectiva, o hábito de ler é a sustentação e a base da valorização do livro e consequentemente da biblioteca. Esta confere o aprimoramento intelectual do indivíduo e também favorece o desenvolvimento coletivo da sociedade, ao passo que disponibiliza recursos para resgatar e promover a cidadania. Em decorrência dessa constatação, os equipamentos públicos possuem o potencial de se tornarem pontos de referência na dinâmica urbana. Sendo assim, a biblioteca é um edifício articulador da cidade, uma vez que possibilita transformações sociais e urbanas significativas para seu entorno. De acordo com isso, a biblioteca tem a função de ser um espaço social e que proporciona mudanças expressivas na formação dos usuários. Como esclarece Milanesi (2003), além da função educativa, a biblioteca possui também a função cultural, pois oferece múltiplas possibilidades de leitura. Intrínseco a esse contexto, observa-se a necessidade de dar maior atenção e incentivo à leitura, e aos espaços que promovem e fomentam essa atividade, oferecendo recursos e meios que os tornem mais dinâmicos e atrativos. Dessa forma, a biblioteca funciona como um programa âncora que aglutina e possibilita múltiplos usos que fomentam a cultura, o saber e a interação. Em virtude dos aspectos mencionados, esse equipamento público educacional, cultural e recreativo inserido em um espaço caracterizado pela colaboração e interatividade, gera a qualificação e a valorização urbana. proporcionando funções acessíveis a todos os usuários, fortalecendo a convivência e a identidade da cultura local.
Abstract: Ler possibilita ao indivíduo novas descobertas capazes de desenvolver e estimular a formação intelectual de modo dinâmico e criativo. A definição de leitura, de acordo com Silva (1991), é ''um ato de conhecimento, pois ler significa perceber e compreender as relações existentes no mundo.'' Através da leitura, o indivíduo adquire conhecimento com potencial de modificar a sua percepção e compreensão da realidade, atuando com mudanças no meio em que está inserido. Sob essa perspectiva, o hábito de ler é a sustentação e a base da valorização do livro e consequentemente da biblioteca. Esta confere o aprimoramento intelectual do indivíduo e também favorece o desenvolvimento coletivo da sociedade, ao passo que disponibiliza recursos para resgatar e promover a cidadania. Em decorrência dessa constatação, os equipamentos públicos possuem o potencial de se tornarem pontos de referência na dinâmica urbana. Sendo assim, a biblioteca é um edifício articulador da cidade, uma vez que possibilita transformações sociais e urbanas significativas para seu entorno. De acordo com isso, a biblioteca tem a função de ser um espaço social e que proporciona mudanças expressivas na formação dos usuários. Como esclarece Milanesi (2003), além da função educativa, a biblioteca possui também a função cultural, pois oferece múltiplas possibilidades de leitura. Intrínseco a esse contexto, observa-se a necessidade de dar maior atenção e incentivo à leitura, e aos espaços que promovem e fomentam essa atividade, oferecendo recursos e meios que os tornem mais dinâmicos e atrativos. Dessa forma, a biblioteca funciona como um programa âncora que aglutina e possibilita múltiplos usos que fomentam a cultura, o saber e a interação. Em virtude dos aspectos mencionados, esse equipamento público educacional, cultural e recreativo inserido em um espaço caracterizado pela colaboração e interatividade, gera a qualificação e a valorização urbana. proporcionando funções acessíveis a todos os usuários, fortalecendo a convivência e a identidade da cultura local.
Keywords: Bibliotecas públicas
Função da biblioteca
Arquitetura de bibliotecas
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Central - Sede Anapolis - CET
???metadata.dc.publisher.program???: Arquitetura e Urbanismo
Citation: OLIVEIRA, Gabriela Pereira de. Biblioteca e praça cultural: bairro de Lourdes / Anápolis-GO. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Bacharel em Arquitetura e Urbanismo) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Embargado
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1015
Issue Date: 3-Sep-2021
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo / CET - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GABRIELA PEREIRA DE OLIVEIRA_TCC_ARQ.pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação_Bacharel em Arquitetura e Urbanismo24.53 MBAdobe PDFDownload/Open Preview    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.