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https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1015
???metadata.dc.type???: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Title: | Biblioteca e praça cultural : bairro de Lourdes / Anápolis-GO |
???metadata.dc.creator???: | Oliveira, Gabriela Pereira de |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Pinto, Maryana de Souza |
???metadata.dc.description.resumo???: | Ler possibilita ao indivíduo novas descobertas capazes de desenvolver e estimular a formação intelectual de modo dinâmico e criativo. A definição de leitura, de acordo com Silva (1991), é ''um ato de conhecimento, pois ler significa perceber e compreender as relações existentes no mundo.'' Através da leitura, o indivíduo adquire conhecimento com potencial de modificar a sua percepção e compreensão da realidade, atuando com mudanças no meio em que está inserido. Sob essa perspectiva, o hábito de ler é a sustentação e a base da valorização do livro e consequentemente da biblioteca. Esta confere o aprimoramento intelectual do indivíduo e também favorece o desenvolvimento coletivo da sociedade, ao passo que disponibiliza recursos para resgatar e promover a cidadania. Em decorrência dessa constatação, os equipamentos públicos possuem o potencial de se tornarem pontos de referência na dinâmica urbana. Sendo assim, a biblioteca é um edifício articulador da cidade, uma vez que possibilita transformações sociais e urbanas significativas para seu entorno. De acordo com isso, a biblioteca tem a função de ser um espaço social e que proporciona mudanças expressivas na formação dos usuários. Como esclarece Milanesi (2003), além da função educativa, a biblioteca possui também a função cultural, pois oferece múltiplas possibilidades de leitura. Intrínseco a esse contexto, observa-se a necessidade de dar maior atenção e incentivo à leitura, e aos espaços que promovem e fomentam essa atividade, oferecendo recursos e meios que os tornem mais dinâmicos e atrativos. Dessa forma, a biblioteca funciona como um programa âncora que aglutina e possibilita múltiplos usos que fomentam a cultura, o saber e a interação. Em virtude dos aspectos mencionados, esse equipamento público educacional, cultural e recreativo inserido em um espaço caracterizado pela colaboração e interatividade, gera a qualificação e a valorização urbana. proporcionando funções acessíveis a todos os usuários, fortalecendo a convivência e a identidade da cultura local. |
Abstract: | Ler possibilita ao indivíduo novas descobertas capazes de desenvolver e estimular a formação intelectual de modo dinâmico e criativo. A definição de leitura, de acordo com Silva (1991), é ''um ato de conhecimento, pois ler significa perceber e compreender as relações existentes no mundo.'' Através da leitura, o indivíduo adquire conhecimento com potencial de modificar a sua percepção e compreensão da realidade, atuando com mudanças no meio em que está inserido. Sob essa perspectiva, o hábito de ler é a sustentação e a base da valorização do livro e consequentemente da biblioteca. Esta confere o aprimoramento intelectual do indivíduo e também favorece o desenvolvimento coletivo da sociedade, ao passo que disponibiliza recursos para resgatar e promover a cidadania. Em decorrência dessa constatação, os equipamentos públicos possuem o potencial de se tornarem pontos de referência na dinâmica urbana. Sendo assim, a biblioteca é um edifício articulador da cidade, uma vez que possibilita transformações sociais e urbanas significativas para seu entorno. De acordo com isso, a biblioteca tem a função de ser um espaço social e que proporciona mudanças expressivas na formação dos usuários. Como esclarece Milanesi (2003), além da função educativa, a biblioteca possui também a função cultural, pois oferece múltiplas possibilidades de leitura. Intrínseco a esse contexto, observa-se a necessidade de dar maior atenção e incentivo à leitura, e aos espaços que promovem e fomentam essa atividade, oferecendo recursos e meios que os tornem mais dinâmicos e atrativos. Dessa forma, a biblioteca funciona como um programa âncora que aglutina e possibilita múltiplos usos que fomentam a cultura, o saber e a interação. Em virtude dos aspectos mencionados, esse equipamento público educacional, cultural e recreativo inserido em um espaço caracterizado pela colaboração e interatividade, gera a qualificação e a valorização urbana. proporcionando funções acessíveis a todos os usuários, fortalecendo a convivência e a identidade da cultura local. |
Keywords: | Bibliotecas públicas Função da biblioteca Arquitetura de bibliotecas |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Goiás |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UEG |
???metadata.dc.publisher.department???: | Campus Central - Sede Anapolis - CET |
???metadata.dc.publisher.program???: | Arquitetura e Urbanismo |
Citation: | OLIVEIRA, Gabriela Pereira de. Biblioteca e praça cultural: bairro de Lourdes / Anápolis-GO. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Bacharel em Arquitetura e Urbanismo) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO, 2021. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Embargado |
URI: | https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1015 |
Issue Date: | 3-Sep-2021 |
Appears in Collections: | Arquitetura e Urbanismo / CET - Monografia |
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GABRIELA PEREIRA DE OLIVEIRA_TCC_ARQ.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação_Bacharel em Arquitetura e Urbanismo | 24.53 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview Request a copy |
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