???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1027
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Letramento matemático e a educação de surdos
???metadata.dc.creator???: Carmo, Dyeniffer Dias do
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Geórgia Clarice da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Cruz, Bruna Cardoso
???metadata.dc.contributor.referee2???: Ribeiro, Solange Dias
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo desta monografia é evidenciar as necessidades formativas dos alunos surdos, em relação ao letramento, elucidando a interpretação da linguagem matemática e seus signos. Desde já, pontua-se que o letramento se destinge da alfabetização, construindo um processo evolutivo da mesma. Letrar não concentra-se em aprender a ler ou escrever, pois, o letramento é proveniente de uma ação social coletiva, da construção formal e não formal do indivíduo. Adentrando a acessibilidade de surdos, a compreensão dos signos escritos, assim como em outras áreas é importante destacar que o letramento matemático pode ser, considerado uma prática social, e a matemática uma vez sendo base para outros enredos e áreas do conhecimento, é um suporte e auxilio para que concepções externas sejam interpretadas de forma concisa e qualitativa. Ao referenciar a matemática neste artigo, o intuito é enaltecer suas contribuições, posto que, como a matemática poder traduzida através de uma simbologia visual, e oferece várias interpretações, não só em sua área de atuação como também, em outros nichos, assim, sendo potencializadora para a educação e letramento, pois, oportuniza aprendizados no cotidiano, facilitando a vivencia em sociedade. Destarte, esse trabalho se basear, não apenas em leituras complementarem, mas, em artigos que possibilitem uma coleta de dados, enaltecendo discentes surdos e docentes, há cerca do desenvolvimento dos alunos com surdez, a partir do contexto matemático.
Abstract: The purpose of this monograph is to highlight the formative needs of deaf students, in relation to literacy, elucidating the interpretation of mathematical language and its signs. From now on, it is pointed out that literacy is distinguished from literacy, building an evolutionary process of it. Literacy is not focused on learning to read or write, because literacy comes from a collective social action, from the formal and non-formal construction of the individual. Entering the accessibility of the deaf, the understanding of written signs, as well as in other areas, it is important to highlight that mathematical literacy can be considered a social practice, and mathematics, once being the basis for other plots and areas of knowledge, is a support and help so that external conceptions are interpreted in a concise and qualitative way. By referencing mathematics in this article, the intention is to praise its contributions, since, as mathematics can be translated through a visual symbology, and offers several interpretations, not only in its area of activity but also in other niches, thus, being potentiating for education and literacy, as it provides opportunities for learning in everyday life, facilitating the experience in society. Thus, this work is based not only on complementary readings, but on articles that allow data collection, praising deaf students and teachers, about the development of students with deafness, from the mathematical context.
Keywords: Licenciatura em matemática
Letramento
Interpretação
Matemática
Surdez
Literacy
Interpretation
Mathematics
Deaf
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Cora Coralina - Sede - Cidade de Goias
???metadata.dc.publisher.program???: Matematica
Citation: CARMO, Dyeniffer Dias do. Letramento matemático e a educação de surdos. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1027
Issue Date: 3-Feb-2023
Appears in Collections:Matemática / Cora Coralina - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dyeniffer Dias do Carmo.pdfMonografia494.67 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.