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???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Circuito cultural : religar
???metadata.dc.creator???: Lopes, Bruno Pimentel
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Morais, Ludmila Rodrigues de
???metadata.dc.description.resumo???: Ao longo do ano nos deparamos com diversos eventos e atividades de cunho cultural em todos os âmbitos, onde, principalmente na fase infantil, esses recursos são alimentados, porém, com o passar do tempo normalizamos o afastamento das pessoas para com essas atividades, chegando na fase adulta sem muito contato ou interesse pelas manifestações culturais. “Antes de uma criança começar a falar, ela canta. Antes de escrever, ela desenha. No momento que consegue ficar de pé, ela dança. Arte é fundamental para a expressão humana.” Uma reflexão importante levantada pela atriz, cantora e diretora americana, Phylicia Rashad. Onde relacionamos com a fase mais espontânea para a expressão da cultura e arte de modo geral, que acontece de forma natural, orgânica e quase imperceptível, que é a infância. Dessa forma, nota-se que o afastamento das atividades culturais e/ou artísticas se dá de forma homeopática durante o desenvolvimento da criança que não necessariamente deixa de gostar de arte, música, dança, teatro ou cultura, ela simplesmente não é mais motivada a consumir essas atividades ao longo dos anos, seja em casa, na escola, nas redes sociais ou pelo próprio poder público. É inegável o descaso para com a cultura na atual realidade brasileira, ultrapassar essa barreira construída ao longo dos anos é uma atividade exaustiva, uma vez que não se tem o incentivo necessário para a propagação da mesma. Nesse sentido, é significativa a participação e mobilização dos pais ou responsáveis, bem como de iniciativas públicas para estreitar as relações entre criança e cultura, tal qual dos próprios responsáveis para consumir essas atividades artísticas e disseminar os saberes, dizeres e fazeres que construíram a sociedade na qual se está inserido, a fim de estreitar as relações e contato com a arte e cultura. Para além da aproximação das relações interpessoais, as atividades culturais podem auxiliar no desenvolvimento humano social, bem como resgatar a criança dentro de cada um, preservando a memória cultural daquele lugar, além de criar novas memórias afetivas.
Abstract: Ao longo do ano nos deparamos com diversos eventos e atividades de cunho cultural em todos os âmbitos, onde, principalmente na fase infantil, esses recursos são alimentados, porém, com o passar do tempo normalizamos o afastamento das pessoas para com essas atividades, chegando na fase adulta sem muito contato ou interesse pelas manifestações culturais. “Antes de uma criança começar a falar, ela canta. Antes de escrever, ela desenha. No momento que consegue ficar de pé, ela dança. Arte é fundamental para a expressão humana.” Uma reflexão importante levantada pela atriz, cantora e diretora americana, Phylicia Rashad. Onde relacionamos com a fase mais espontânea para a expressão da cultura e arte de modo geral, que acontece de forma natural, orgânica e quase imperceptível, que é a infância. Dessa forma, nota-se que o afastamento das atividades culturais e/ou artísticas se dá de forma homeopática durante o desenvolvimento da criança que não necessariamente deixa de gostar de arte, música, dança, teatro ou cultura, ela simplesmente não é mais motivada a consumir essas atividades ao longo dos anos, seja em casa, na escola, nas redes sociais ou pelo próprio poder público. É inegável o descaso para com a cultura na atual realidade brasileira, ultrapassar essa barreira construída ao longo dos anos é uma atividade exaustiva, uma vez que não se tem o incentivo necessário para a propagação da mesma. Nesse sentido, é significativa a participação e mobilização dos pais ou responsáveis, bem como de iniciativas públicas para estreitar as relações entre criança e cultura, tal qual dos próprios responsáveis para consumir essas atividades artísticas e disseminar os saberes, dizeres e fazeres que construíram a sociedade na qual se está inserido, a fim de estreitar as relações e contato com a arte e cultura. Para além da aproximação das relações interpessoais, as atividades culturais podem auxiliar no desenvolvimento humano social, bem como resgatar a criança dentro de cada um, preservando a memória cultural daquele lugar, além de criar novas memórias afetivas.
Keywords: Cultura goiana
Preservação - Cultura goiana
Disseminação - Cultura goiana
Espaços culturais
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Central - Sede Anapolis - CET
???metadata.dc.publisher.program???: Arquitetura e Urbanismo
Citation: LOPES, Bruno Pimentel. Circuito cultural : religar. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Bacharel em Arquitetura e Urbanismo) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1074
Issue Date: 18-Mar-2022
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo / CET - Monografia

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