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https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1074
???metadata.dc.type???: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Title: | Circuito cultural : religar |
???metadata.dc.creator???: | Lopes, Bruno Pimentel |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Morais, Ludmila Rodrigues de |
???metadata.dc.description.resumo???: | Ao longo do ano nos deparamos com diversos eventos e atividades de cunho cultural em todos os âmbitos, onde, principalmente na fase infantil, esses recursos são alimentados, porém, com o passar do tempo normalizamos o afastamento das pessoas para com essas atividades, chegando na fase adulta sem muito contato ou interesse pelas manifestações culturais. “Antes de uma criança começar a falar, ela canta. Antes de escrever, ela desenha. No momento que consegue ficar de pé, ela dança. Arte é fundamental para a expressão humana.” Uma reflexão importante levantada pela atriz, cantora e diretora americana, Phylicia Rashad. Onde relacionamos com a fase mais espontânea para a expressão da cultura e arte de modo geral, que acontece de forma natural, orgânica e quase imperceptível, que é a infância. Dessa forma, nota-se que o afastamento das atividades culturais e/ou artísticas se dá de forma homeopática durante o desenvolvimento da criança que não necessariamente deixa de gostar de arte, música, dança, teatro ou cultura, ela simplesmente não é mais motivada a consumir essas atividades ao longo dos anos, seja em casa, na escola, nas redes sociais ou pelo próprio poder público. É inegável o descaso para com a cultura na atual realidade brasileira, ultrapassar essa barreira construída ao longo dos anos é uma atividade exaustiva, uma vez que não se tem o incentivo necessário para a propagação da mesma. Nesse sentido, é significativa a participação e mobilização dos pais ou responsáveis, bem como de iniciativas públicas para estreitar as relações entre criança e cultura, tal qual dos próprios responsáveis para consumir essas atividades artísticas e disseminar os saberes, dizeres e fazeres que construíram a sociedade na qual se está inserido, a fim de estreitar as relações e contato com a arte e cultura. Para além da aproximação das relações interpessoais, as atividades culturais podem auxiliar no desenvolvimento humano social, bem como resgatar a criança dentro de cada um, preservando a memória cultural daquele lugar, além de criar novas memórias afetivas. |
Abstract: | Ao longo do ano nos deparamos com diversos eventos e atividades de cunho cultural em todos os âmbitos, onde, principalmente na fase infantil, esses recursos são alimentados, porém, com o passar do tempo normalizamos o afastamento das pessoas para com essas atividades, chegando na fase adulta sem muito contato ou interesse pelas manifestações culturais. “Antes de uma criança começar a falar, ela canta. Antes de escrever, ela desenha. No momento que consegue ficar de pé, ela dança. Arte é fundamental para a expressão humana.” Uma reflexão importante levantada pela atriz, cantora e diretora americana, Phylicia Rashad. Onde relacionamos com a fase mais espontânea para a expressão da cultura e arte de modo geral, que acontece de forma natural, orgânica e quase imperceptível, que é a infância. Dessa forma, nota-se que o afastamento das atividades culturais e/ou artísticas se dá de forma homeopática durante o desenvolvimento da criança que não necessariamente deixa de gostar de arte, música, dança, teatro ou cultura, ela simplesmente não é mais motivada a consumir essas atividades ao longo dos anos, seja em casa, na escola, nas redes sociais ou pelo próprio poder público. É inegável o descaso para com a cultura na atual realidade brasileira, ultrapassar essa barreira construída ao longo dos anos é uma atividade exaustiva, uma vez que não se tem o incentivo necessário para a propagação da mesma. Nesse sentido, é significativa a participação e mobilização dos pais ou responsáveis, bem como de iniciativas públicas para estreitar as relações entre criança e cultura, tal qual dos próprios responsáveis para consumir essas atividades artísticas e disseminar os saberes, dizeres e fazeres que construíram a sociedade na qual se está inserido, a fim de estreitar as relações e contato com a arte e cultura. Para além da aproximação das relações interpessoais, as atividades culturais podem auxiliar no desenvolvimento humano social, bem como resgatar a criança dentro de cada um, preservando a memória cultural daquele lugar, além de criar novas memórias afetivas. |
Keywords: | Cultura goiana Preservação - Cultura goiana Disseminação - Cultura goiana Espaços culturais |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Goiás |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UEG |
???metadata.dc.publisher.department???: | Campus Central - Sede Anapolis - CET |
???metadata.dc.publisher.program???: | Arquitetura e Urbanismo |
Citation: | LOPES, Bruno Pimentel. Circuito cultural : religar. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Bacharel em Arquitetura e Urbanismo) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO, 2022. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1074 |
Issue Date: | 18-Mar-2022 |
Appears in Collections: | Arquitetura e Urbanismo / CET - Monografia |
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BRUNO PIMENTEL LOPES_TCC_ARQ.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação_Bacharel em Arquitetura e Urbanismo | 20.54 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
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