???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1095
???metadata.dc.type???: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Title: | Avaliação de desempenho: estudo sobre a influência dessa ferramenta no desenvolvimento profissional na rede de ensino em Valparaíso/GO |
???metadata.dc.creator???: | Goulart, Yngrid dos Santos Chagas |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Adão, Jorge Manoel |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este artigo relata a experiência de gestores que avaliam a organização por meio do mapeamento de suas competências, com o objetivo de apresentá-los à sua atuação profissional, visando o alto desempenho e o sucesso nas estratégias e objetivos relacionados ao seu campo profissional. No dia a dia das pessoas dentro e fora da organização, a avaliação é sempre feita de forma natural e contínua. A avaliação de desempenho é um processo que visa auxiliar uma concepção mais objetiva do potencial de cada colaborador, pois é uma avaliação sistemática que envolve não apenas os colaboradores, mas inclui também supervisores ou pessoas familiarizadas com métodos e conhecimentos de trabalho e os objetivos da organização, ou seja, engloba de forma indireta todas as pessoas do campo a ser avaliado. A avaliação de desempenho é uma ferramenta que pode trazer benefícios satisfatórios para todos no processo, pois permite que os gestores avaliem os colaboradores ou seu desempenho funcional em um determinado período de tempo para apoiar e aprimorar seu desenvolvimento profissional. Depois que a avaliação de desempenho é bem aplicada, uma vez que se torna um forte aliado dos funcionários e da organização, pode descobrir os pontos fortes e fracos do avaliador, do avaliado e da organização. Para cada situação tem um método de avaliação, a sua aplicação trará resultados frutíferos para todos. A aplicação das ferramentas da avaliação de desempenho pode ajudar neste âmbito, sendo geradora de uma relação mais estreita entre organização e colaboradores e transformando-os não em apenas peças-chaves mais em parceiros que são capazes de alavancar o desempenho organizacional. |
Abstract: | This article reports the experience of managers who evaluate the organization through the mapping of their competencies, with the objective of introducing them to their professional performance, aiming at high performance and success in the strategies and objectives related to their professional field. In the day to day of people inside and outside the organization, evaluation is always done naturally and continuously. The performance appraisal is a process that aims to help a more objective conception of each employee's potential, because it is a systematic evaluation that involves not only the employees, but also includes supervisors or people familiar with work methods and knowledge and the organization's goals, i.e., it indirectly encompasses all people in the field to be evaluated. The performance appraisal is a tool that can bring satisfactory benefits to everyone in the process, as it allows managers to evaluate employees or their functional performance over a given period of time to support and enhance their professional development. After the performance evaluation is well applied, as it becomes a strong ally of the employees and the organization, it can discover the strengths and weaknesses of the evaluator, the evaluated and the organization. For every situation has an evaluation method, its application will bring fruitful results for all. The application of the performance appraisal tools can help in this regard, generating a closer relationship between the organization and the employees and turning them not only into key pieces, but into partners who are able to leverage the organizational performance. |
Keywords: | Avaliação de Desempenho Colaborador |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Goiás |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UEG |
???metadata.dc.publisher.department???: | Unidade Universitaria de Luziania |
???metadata.dc.publisher.program???: | Administracao |
Citation: | GOULART, Yngrid dos Santos Chagas. Avaliação de desempenho: estudo sobre a influência dessa ferramenta no desenvolvimento profissional na rede de ensino em Valparaíso/GO. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Luziânia, 2021. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1095 |
Issue Date: | 16-Mar-2021 |
Appears in Collections: | Administração / Luziânia - Monografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MG 0029-2021 Yngrid.pdf | TCC_Yngrid | 422.74 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.