???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1106
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Educação do campo e calendário escolar : um estudo a partir da Escola Municipal Olympia Angélica de Lima/Goiás-GO (2014-2015)
???metadata.dc.creator???: Matos, Rogério Luiz Galdino
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Murilo Mendonça Oliveira de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Rodrigues, Uelinton Barbosa
???metadata.dc.contributor.referee2???: Moraes, Robson de Sousa
???metadata.dc.description.resumo???: A educação do campo deve ser pensada a partir das reais necessidades e anseios dos sujeitos do campo, visando a valorização de seus hábitos e costumes, atentando também as dificuldades encontradas na luta diária pela reprodução do campesinato em meio a sociedade capitalista. Para tal, este trabalho visa a reflexão acerca do calendário escolar do campo, para que este esteja realmente vinculado à cultura campesina e que realmente propicie uma educação voltada para os alunos do campo. Para a realização do presente trabalho foi realizada pesquisa e de campo e diálogos com os sujeitos que participam da rotina escolar, como por exemplo: alunos, professores, funcionários e comunidade. Além de uma revisão bibliográfica acerca do tema educação do campo. A partir desse trabalho, nota-se que os estudantes do campo realmente participam ativamente do sustento da família, e algumas vezes o fator trabalho impede que os estudantes concluam seus estudos. A partir das reflexões presentes no trabalho, fica claro a real necessidade de se pensar um calendário específico para as escolas do campo.
Abstract: Rural education must be thought of based on real needs and desires of rural subjects, aiming to value their habits and customs, paying attention also the difficulties encountered in the daily struggle for the reproduction of the peasantry in amid capitalist society. To this end, this work aims to reflect on the calendar school in the countryside, so that it is truly linked to peasant culture and that really provide an education aimed at rural students. To carry out the In this work, field research and dialogues were carried out with the subjects who participate in the school routine, such as: students, teachers, staff and community. In addition to a bibliographical review on the topic of rural education. A From this work, it can be seen that rural students actually participate actively supporting the family, and sometimes the work factor prevents students complete their studies. Based on the reflections present in the work, it is It is clear that there is a real need to think about a specific calendar for schools in the field.
Keywords: Geografia
Educação do campo
Calendário escolar
Campesinato
Território
Município de Goiás
Escola Municipal Olimpya Angélica de Lima
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Cora Coralina - Sede - Cidade de Goias
???metadata.dc.publisher.program???: Geografia
Citation: MATOS, Rogério Luiz Galdino. Educação do campo e calendário escolar: um estudo a partir da Escola Municipal Olympia Angélica de Lima/Goiás-GO (2014-2015). 2015. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1106
Issue Date: 15-Dec-2015
Appears in Collections:Geografia / Cora Coralina - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rogério Luis Galdino Matos.pdfMonografia1.6 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.