???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1355
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Práticas corporais alternativas e a formação dos professores de educação física da Eseffego
???metadata.dc.creator???: Silva, Débora Andrade da
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Menezes, Nívea Maria Silva
???metadata.dc.contributor.referee1???: Fátima, Conceição Viana de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Coelho, Renato
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho se insere no contexto das Práticas Corporais Alternativas como a Yoga, o Tai Chi Chuan, o Reiki e a meditação; buscou compreender como as mesmas se desenvolvem no curso de Educação Física. O Interesse surgiu a partir da participação enquanto aluna de iniciação científica em uma pesquisa já finalizada sobre políticas de esporte e lazer na cidade de Goiânia e por notar que possivelmente a comunidade acadêmica e os profissionais da Educação Física na cidade de Goiânia não desenvolvem intervenções com frequência no campo destas práticas, levando em conta a ausência destes nos espaços em que acontecem as PCA’s. Dessa forma, tivemos como objetivo geral identificar como as PCA’s se inserem na graduação do curso de Educação Física; e como objetivos específicos: identificar qual parâmetro os estudantes da área utilizam para a escolha de seu pretenso campo de atuação profissional; investigar se o curso fornece conhecimento sobre as PCAs em sua matriz curricular e atividades oferecidas na universidade; e entender como a ESEFFEGO se apropria dessa possível área de intervenção profissional. O percurso metodológico se deu a partir de uma aproximação com o paradigma materialista histórico dialético com uma abordagem qualitativa, contendo ida a campo para dialogar com os sujeitos que constituem a Educação Física academicamente na ESEFFEGO. Por meio de aplicação de questionário semiaberto com acadêmicos de 7o e 8o períodos de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás, verificamos que o campus não disponibiliza de maneira intencional e constante a vivência para que os alunos conheçam estas práticas.
Abstract: This work is inserted in the context of Alternative Body Practices such as Yoga, Tai Chi Chuan, Reiki and meditation; sought to understand how they develop in the Physical Education course. Interest arose from participation as a scientific initiation student in an already completed research on health policies sport and leisure in the city of Goiânia and to note that possibly the academic community and Physical Education professionals in the city of Goiânia do not develop interventions frequently in the field of these practices, taking into account their absence in the spaces in which PCA’s occur. In this way, our general objective was to identify how PCA’s are included in the Physical Education course graduation; and as specific objectives: identify which parameter students in the area use to choose their intended professional field of activity; investigate whether the course provides knowledge about PCAs in its curricular matrix and activities offered at the university; and understand how the ESEFFEGO takes advantage of this possible area of ​​professional intervention. The route methodological approach was based on an approach to the historical materialist paradigm dialectic with a qualitative approach, including going to the field to dialogue with subjects that constitute Physical Education academically at ESEFFEGO. By means of application of a semi-open questionnaire with students from the 7th and 8th periods of Physical Education of the State University of Goiás, we found that the campus does not provide intentional and constant experience so that students become familiar with these practices.
Keywords: Educação física
Práticas alternativas
Goiânia
Universidade
Formação
Physical education
Alternative practices
University
Training
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Goiania - ESEFFEGO
???metadata.dc.publisher.program???: Educacao Fisica - Licenciatura
Citation: SILVA, Débora Andrade da. Práticas corporais alternativas e a formação dos professores de educação física da Eseffego. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1355
Issue Date: 4-Nov-2019
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura) / Eseffego - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG796 0082-2019.pdfMG796 0082-2019548.22 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.