???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1394
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlmeida, Rosilene Alves de-
dc.contributor.advisor1Rangel, Maria Luíza Nogueira-
dc.date.accessioned2023-10-03T19:51:16Z-
dc.date.issued2018-12-04-
dc.identifier.citationALMEIDA, Rosilene Alves de. Planejamento escolar: uma relação entre a teoria e a prática. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Campus Universitário de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, Luziânia, 2018.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1394-
dc.description.resumoO presente estudo buscou analisar as dificuldades encontradas pelos professores na elaboração e aplicação do plano de aula, enfatizando a importância do planejamento para o trabalho docente. A unidade escolar representa um importante papel social na formação e desenvolvimento dos alunos. Dessa forma, o planejamento se tornou peça chave para conceber o ensino, bem como possibilita e cria critérios didáticos que conduzem as situações de aprendizagem realizadas pelos educadores em sala de aula. Diferentes autores afirmaram que o planejamento está presente no cotidiano das pessoas, e que o ato de planejar faz parte da ação humana. Ou seja, ele é funcional e tem objetivos sucintos e claros prevendo quando e onde as ações se concretizarão. Partindo dessa ideia, este trabalho buscou mostrar a diferença entre a teoria e a prática no cotidiano do planejamento escolar. Procurou ainda demonstrar que um depende do outro para que possa ser realizado com qualidade. No entanto, muitas concepções tanto de cunho filosóficas quanto pedagógicas precisam articular suas atividades rotineiras para melhorar o desempenho dos professores. Nesse contexto, a experiência, o convívio entre os pares e as intervenções dos educadores contribuem para que o aluno de fato se desenvolva participando de situações diferentes, mas necessárias à sua aprendizagem. Neste contexto o planejamento é uma preocupação central dos gestores e professores, e pode contribuir com o processo de aprendizagem das crianças fornecendo indicadores sobre o que precisa ser modificado ou melhorado para sanar ou minimizar as dificuldades dos alunos ressignificando o processo de ensino e aprendizagem.por
dc.description.abstractThe present study sought to analyze the difficulties encountered by teachers in the elaboration and application of the lesson plan, emphasizing the importance of planning for teaching work. The school unit represents an important social role in the training and development of students. In this way, planning became a key factor in the conception of teaching, as well as providing and creating didactic criteria that lead to the learning situations carried out by the educators in the classroom. Different authors have stated that planning is present in the daily lives of people, and that the act of planning is part of human action. That is, it is functional and has succinct and clear goals predicting when and where actions will take place. Starting from this idea, this work sought to show the difference between theory and practice in the daily school planning. He also tried to demonstrate that one depends on the other so that it can be performed with quality. However, many philosophical and pedagogical conceptions need to articulate their routine activities to improve teacher performance. In this context, the experience, the interaction between the peers and the interventions of the educators contribute to the fact that the student develops by participating in different situations, but necessary for their learning. In this context, planning is a central concern of managers and teachers, and can contribute to the process of learning of children by providing indicators on what needs to be modified or improved in order to remedy or minimize the difficulties of the students by re-signifying the teaching and learning process.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Agostinha Rodrigues (bib.luziania@ueg.br) on 2023-10-03T19:51:16Z No. of bitstreams: 1 MG37 0125-2018 Rosilene Alves.pdf: 600521 bytes, checksum: f8a660add43bd6813149140009f3d0d5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-03T19:51:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MG37 0125-2018 Rosilene Alves.pdf: 600521 bytes, checksum: f8a660add43bd6813149140009f3d0d5 (MD5) Previous issue date: 2018-12-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUnidade Universitaria de Luzianiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPlanejamento de aulapor
dc.subjectPlano de aulapor
dc.subjectPlano de ensinopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePlanejamento escolar: uma relação entre a teoria e a práticapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopor
Appears in Collections:Pedagogia / Luziânia - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 0125-2018 Rosilene Alves.pdfTCC_Rosilene Alves586.45 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.