???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1595
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Mapeando o conteúdo de geologia dos livros didáticos de ciências do ensino fundamental 2 : identificando a presença da temática “vulcões”
???metadata.dc.creator???: Lima, Yasmim Oliveira
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Carneiro, Vandervilson Alves
???metadata.dc.description.resumo???: As Geociências se referem ao conjunto de disciplinas ou especialidades científicas que buscam compreender a Terra, sua dinâmica e processos naturais. Dessa forma, é o escopo de um leque de disciplinas como Geologia, Geofísica, Oceanografia e Meteorologia. Além dessas, mantêm relação estreita com a Geografia e as técnicas empregadas nas engenharias (CORDANI, 1995). Compiani (2005) diz sobre a importância do ensino de Geociências desde o ensino básico, pois ele contribui com o desenvolvimento cognitivo das crianças, inserindo aspectos próprios dessa área do saber. “Apesar disso, os conhecimentos específicos das áreas de Geociências ainda são pouco valorizados na dinâmica educacional do Brasil” (MAZZUCATO; BACCI, 2017, p. 143). Oliveira et al (2012) friza que apesar da abordagem de alguns conceitos de Geociência nos currículos escolares, a sua abordagem muitas vezes não ocorre de forma adequada, sem a preparação adequada do professor, ou mesmo, sem que ele tome conhecimento, considere, e se aproprie das especifidades das Geociências. A Geologia é levada a sala de aula em informações gerais sobre o planeta (por exemplo, forma, tipos de rochas e minerais) e problemas ambientais decorrentes de enchentes e assoreamento. “A compreensão dos conceitos das Geociências é fundamental para que o ser humano possa entender o meio onde vive e suas limitações e assim fazer melhor uso do meio ambiente, garantido sua preservação para gerações futuras” e esse conhecimento é adquirido através do estudo das rochas, dos fósseis, das estruturas geológicas e das formas do relevo (KUHN; TOBIAS, 2017, p. 75).
Abstract: .
Keywords: Livros didáticos
Geologia
Vulcanismo
Vulcão
???metadata.dc.subject.cnpq???: OUTROS::QUIMICA INDUSTRIAL
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Central - Sede Anapolis - CET
???metadata.dc.publisher.program???: Quimica Industrial
Citation: LIMA, Yasmim Oliveira. Mapeando o conteúdo de geologia dos livros didáticos de ciências do ensino fundamental 2: identificando a presença da temática “vulcões”. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Bacharel em Química Industrial) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Embargado
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1595
Issue Date: 12-Sep-2022
Appears in Collections:Química Industrial / CET - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
YASMIN OLIVEIRA LIMA_TCC_QI.pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação_Bacharel em Química Industrial2.27 MBAdobe PDFDownload/Open Preview    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.