???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1595
???metadata.dc.type???: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Title: | Mapeando o conteúdo de geologia dos livros didáticos de ciências do ensino fundamental 2 : identificando a presença da temática “vulcões” |
???metadata.dc.creator???: | Lima, Yasmim Oliveira |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Carneiro, Vandervilson Alves |
???metadata.dc.description.resumo???: | As Geociências se referem ao conjunto de disciplinas ou especialidades científicas que buscam compreender a Terra, sua dinâmica e processos naturais. Dessa forma, é o escopo de um leque de disciplinas como Geologia, Geofísica, Oceanografia e Meteorologia. Além dessas, mantêm relação estreita com a Geografia e as técnicas empregadas nas engenharias (CORDANI, 1995). Compiani (2005) diz sobre a importância do ensino de Geociências desde o ensino básico, pois ele contribui com o desenvolvimento cognitivo das crianças, inserindo aspectos próprios dessa área do saber. “Apesar disso, os conhecimentos específicos das áreas de Geociências ainda são pouco valorizados na dinâmica educacional do Brasil” (MAZZUCATO; BACCI, 2017, p. 143). Oliveira et al (2012) friza que apesar da abordagem de alguns conceitos de Geociência nos currículos escolares, a sua abordagem muitas vezes não ocorre de forma adequada, sem a preparação adequada do professor, ou mesmo, sem que ele tome conhecimento, considere, e se aproprie das especifidades das Geociências. A Geologia é levada a sala de aula em informações gerais sobre o planeta (por exemplo, forma, tipos de rochas e minerais) e problemas ambientais decorrentes de enchentes e assoreamento. “A compreensão dos conceitos das Geociências é fundamental para que o ser humano possa entender o meio onde vive e suas limitações e assim fazer melhor uso do meio ambiente, garantido sua preservação para gerações futuras” e esse conhecimento é adquirido através do estudo das rochas, dos fósseis, das estruturas geológicas e das formas do relevo (KUHN; TOBIAS, 2017, p. 75). |
Abstract: | . |
Keywords: | Livros didáticos Geologia Vulcanismo Vulcão |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | OUTROS::QUIMICA INDUSTRIAL |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Goiás |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UEG |
???metadata.dc.publisher.department???: | Campus Central - Sede Anapolis - CET |
???metadata.dc.publisher.program???: | Quimica Industrial |
Citation: | LIMA, Yasmim Oliveira. Mapeando o conteúdo de geologia dos livros didáticos de ciências do ensino fundamental 2: identificando a presença da temática “vulcões”. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Bacharel em Química Industrial) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO, 2022. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Embargado |
URI: | https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1595 |
Issue Date: | 12-Sep-2022 |
Appears in Collections: | Química Industrial / CET - Monografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
YASMIN OLIVEIRA LIMA_TCC_QI.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação_Bacharel em Química Industrial | 2.27 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.