???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1760
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A Lei n°10.639/2003 e o uso de imagens de negros nos livros didáticos : um estudo com os livros “Nova história crítica” (7° série) e “História: sociedade e cidadania” (8°ano)
???metadata.dc.creator???: Dias, Lourrane Cassemiro
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Leonardo de Jesus
???metadata.dc.contributor.referee1???: Fagundes, Dailza da Conceição
???metadata.dc.contributor.referee2???: Ribeiro, Lídia da Silva Cruz
???metadata.dc.description.resumo???: Está produção monográfica tem por objetivo fazer uma análise sobre as imagens negras. Em relação ao ensino de história. De Alfredo Boulos Júnior 2012, Mario Furley Schmidt 1999. Para ver como essas imagens negras são divulgadas no livro didático, referente ao ensino de história. Será trabalhado a Lei nº 10.639/2003 que altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de Ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira, os demais documentos que orientam a pesquisa As Relações Etnicorraciais, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história cultura afro-brasileira e africana. Por isso a escolha do tema reflete muito a importância de falar sobre as questões étnico-raciais com fins à construção da igualdade entre os diferentes, que esse tema possa ser estudado, discutindo cada vez mais no ensino de história, e também essas pessoas que pertence nas relações étnico-raciais possa estar buscando sua identidade dentro das propostas curriculares.
Abstract: This monographic production aims to analyze the images black. In relation to teaching history. By Alfredo Boulos Júnior 2012, Mario Furley Schmidt 1999. To see how these dark images are disseminated in the book didactic, referring to the teaching of history. Law No. 10,639/2003 will be worked on, which amends Law No. 9,394, of December 20, 1996, which establishes the guidelines and bases of national education, to be included in the official curriculum of the Educational Network mandatory subject of Afro-Brazilian History and Culture, the other documents that guide the research Ethnic-racial Relations, Guidelines National Curricula for the Education of ethnic-racial relations and teaching Afro-Brazilian and African history, culture. Therefore, the choice of theme reflects a lot the importance of talking about ethnic-racial issues in order to build equality between different people, that this topic can be studied, discussing each increasingly in teaching history, and also those people who belong to the relationships ethnic-racial groups may be seeking their identity within the proposals curricular.
Keywords: História
Livro didático
Ensino de história
Lei nº 10.639/2003
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Cora Coralina - Sede - Cidade de Goias
???metadata.dc.publisher.program???: Historia
Citation: DIAS, Lourrane Cassemiro. A Lei n°10.639/2003 e o uso de imagens de negros nos livros didáticos: um estudo com os livros “Nova história crítica” (7° série) e “História: sociedade e cidadania” (8°ano). 2017. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/1760
Issue Date: 6-Dec-2017
Appears in Collections:História / Cora Coralina - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lourrane Cassemiro Dias.pdfMonografia2.61 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.