???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2009
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Festa em louvor a nossa Senhora do Perpétuo Socorro : um estudo sobre práticas, representações de sociabilidade e relações de poder na cidade de Mozarlândia (1968 – 2009)
???metadata.dc.creator???: Silva, Giulliane Fernanda
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Barbosa, Raquel Miranda
???metadata.dc.contributor.referee1???: Quadros, Eduardo Gusmão de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Britto, Clovis Carvalho
???metadata.dc.description.resumo???: A função da história também é recontar, assim este trabalho tem por finalidade um estudo sobre práticas, representações de sociabilidade e relações de poder, na festa em louvor a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na cidade de Mozarlândia, entre os anos de 1968 a 2009. Sob o ponto de vista de discussões historiográficas, cultura popular e manifestações religiosas. Em um dado momento, faze-se a (re) construção da história local desde 1755, a partir do primeiro núcleo populacional na região, para que se possa conhecer a história da cidade, palco da tradicional festa. Em outro retrata a força do catolicismo popular no Brasil e no Estado de Goiás, bem como a importância dos Redentoristas para a criação da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia e a forte presença na Paróquia de Mozarlândia, com a devoção à referida Santa. Por último, analisa-se a festa, retratando as transformações ocorridas após a chegada do Frigorífico Bertin em meados dos anos 2000. O estudo foi pautado em autores de cunho histórico, tais como Pesavento, Bertran, Del Priore, e outros, discutindo as singularidades da festa.
Abstract: A função da história também é recontar, assim este trabalho tem por finalidade um estudo sobre práticas, representações de sociabilidade e relações de poder, na festa em louvor a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na cidade de Mozarlândia, entre os anos de 1968 a 2009. Sob o ponto de vista de discussões historiográficas, cultura popular e manifestações religiosas. Em um dado momento, faze-se a (re) construção da história local desde 1755, a partir do primeiro núcleo populacional na região, para que se possa conhecer a história da cidade, palco da tradicional festa. Em outro retrata a força do catolicismo popular no Brasil e no Estado de Goiás, bem como a importância dos Redentoristas para a criação da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia e a forte presença na Paróquia de Mozarlândia, com a devoção à referida Santa. Por último, analisa-se a festa, retratando as transformações ocorridas após a chegada do Frigorífico Bertin em meados dos anos 2000. O estudo foi pautado em autores de cunho histórico, tais como Pesavento, Bertran, Del Priore, e outros, discutindo as singularidades da festa.
Keywords: História
História Local
Catolicismo popular
Festa
Economia e Poder
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Cora Coralina - Sede - Cidade de Goias
???metadata.dc.publisher.program???: Historia
Citation: SILVA, Giulliane Fernanda. Festa em louvor a nossa Senhora do Perpétuo Socorro: um estudo sobre práticas, representações de sociabilidade e relações de poder na cidade de Mozarlândia (1968 – 2009). 2010. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2010.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2009
Issue Date: 23-Nov-2010
Appears in Collections:História / Cora Coralina - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Giulliane Fernanda Silva.pdfMonografia842.73 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.