???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2123
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMata, Vilma Santana da-
dc.contributor.advisor1Godinho, Maria de Fátima de Araújo-
dc.contributor.advisor2Molinari, Jean-
dc.date.accessioned2024-01-22T17:19:10Z-
dc.date.issued2016-12-05-
dc.identifier.citationMATA, Vilma Santana da. Educação inclusiva no ensino fundamental: um estudo de caso em uma escola da rede pública de Goiás. 2016. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2016.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2123-
dc.description.resumoTrata-se da educação inclusiva como tema, abordando-se questões de natureza teórica e de cunho prático: Educação Inclusiva no Ensino Fundamental: Um Estudo de Caso – em Uma Escola da Rede Pública de Goiás. Um corpus teórico e um estudo de caso que se complementam, sendo que o segundo exemplifica o primeiro. Metodologicamente, adota-se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo como suporte cujas ideias corroboram para a existência de uma educação que, inicialmente, se veste de auxiliadora, mas, na prática, segrega as crianças com necessidades especiais motoras e cognitivas. Com o tempo e na busca por encontrar caminhos alternativos e garantir a acessibilidade e a aprendizagem, instituições, governos, legislações se juntam para corrigir os desacertos e implantar mudanças no ensino das crianças especiais. A principal ideia que norteia as discussões é de que o princípio fundamental da escola inclusiva é o de que todas as crianças devem aprender juntas, independente de suas dificuldades ou diferenças, defendida pela Declaração de Salamanca de 1994. O estudo de caso mostra um exemplo da nova mentalidade que ora se afigura em uma escola da rede estadual que adota uma prática cognitiva inclusiva a partir da Geografia como componente curricular.por
dc.description.abstractIt deals with inclusive education as a theme, addressing issues of a theoretical and practical nature: Inclusive Education in Elementary Education: A Study of Case – in a public school in Goiás. A theoretical corpus and a study of cases that complement each other, with the second exemplifying the first. Methodologically, bibliographic research and field research are adopted as support whose ideas corroborate the existence of an education that, initially, she dresses as a helper, but, in practice, she segregates children with special motor and cognitive needs. With time and in the search for find alternative paths and ensure accessibility and learning, institutions, governments, legislation come together to correct errors and implement changes in the teaching of special children. The main idea guiding the discussions is that the fundamental principle of the inclusive school is that all children should learn together, regardless of their difficulties or differences, defended by the Salamanca Declaration of 1994. The case study shows a example of the new mentality that now appears in a school of the state network which adopts an inclusive cognitive practice based on Geography as a component curriculum.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rogério Ribeiro (rogerio.ribeiro@ueg.br) on 2023-09-05T22:57:57Z No. of bitstreams: 1 Vilma Santana da Mata.pdf: 220501 bytes, checksum: 66c14831db1c5a68834bc95c1ececd60 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Dias (bib.goias@ueg.br) on 2024-01-22T17:19:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Vilma Santana da Mata.pdf: 220501 bytes, checksum: 66c14831db1c5a68834bc95c1ececd60 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-22T17:19:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Vilma Santana da Mata.pdf: 220501 bytes, checksum: 66c14831db1c5a68834bc95c1ececd60 (MD5) Previous issue date: 2016-12-05eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentCampus Cora Coralina - Sede - Cidade de Goiaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programGeografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGeografiapor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectEnsino de geografiapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.titleEducação inclusiva no ensino fundamental : um estudo de caso em uma escola da rede pública de Goiáspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopor
Appears in Collections:Geografia / Cora Coralina - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vilma Santana da Mata.pdfMonografia215.33 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.