???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2350
???metadata.dc.type???: | Artigo Científico |
Title: | Inserção do ensino de direito no currículo da educação básica: propostas e discussões |
???metadata.dc.creator???: | Silva, Robson da |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Proto, Leonardo Vinicius Parreira |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente trabalho aborda a ausência de conhecimento jurídico por parte da população brasileira. Reconhecendo a necessidade da democratização do conhecimento jurídico, entende-se que a educação formal seria a forma para alcançar este objetivo. Este estudo demonstra a pertinência do ensino jurídico na educação básica, indicando que esta prática conflui com os objetivos traçados para a educação nos artigos 205 da CF/88 e 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96). Assim o trabalho em tela, busca investigar qual seria a relevância da inserção do ensino de Direito como matéria obrigatória da educação básica e quais seriam as ações necessárias para isto ser efetivado. A metodologia aplicada consistiu em análise bibliográfica e documental. Conclui-se pela viabilidade e necessidade de inserção do ensino de Direito no currículo da educação básica nacional, preferencialmente nas séries do ensino médio. |
Abstract: | The present work addresses the lack of legal knowledge on the part of the Brazilian population. Recognizing the need for the democratization of legal knowledge, it is understood that formal education would be the way to achieve this objective. This study demonstrates the pertinence of legal teaching in basic education, indicating that this practice converges with the objectives outlined for education in articles 205 of CF/88 and 2 of the Law of Guidelines and Bases of National Education (9.394/96). Thus, the work on screen, seeks to investigate what would be the relevance of inserting the teaching of Law as a mandatory subject of basic education and what would be the necessary actions for this to be effective. The applied methodology consisted of bibliographical and documentary analysis. It concludes by the viability and necessity of inserting the teaching of Law in the national basic education curriculum, preferably in the high school grades. |
Keywords: | Ensino jurídico Direito Educação Legal education Law Education |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Goiás |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UEG |
???metadata.dc.publisher.department???: | Campus Norte - Sede - Uruacu |
???metadata.dc.publisher.program???: | Direito |
Citation: | SILVA, Robson da. Inserção do ensino de direito no currículo da educação básica: propostas e discussões. 2023. 20 f. Artigo Científico (Direito) - Universidade Estadual de Goiás, Uruaçu - GO. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2350 |
Issue Date: | 22-Jun-2023 |
Appears in Collections: | Direito / Uruaçu - Artigos Científicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MG34 - 00127 - 2023.pdf | MG34 - 00127 - 2023 | 525.37 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.