???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2635
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA
???metadata.dc.creator???: FERNANDES, JULIETE DOS SANTOS
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Queiroz., Nilcyneia Domingos Silva de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Queiroz, Nilcyneia Domingos Silva de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Alves, Erivelton de Oliveira
???metadata.dc.contributor.referee3???: Branquinho, Lucelene Bueno
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de destacar o papel da investigação matemática como método de aprendizagem, em acordo com recursos didáticos adequados e com um planejamento coerente. Tornando-se, um meio facilitador e instigador da compreensão do senso investigativo do aluno. Permitindo ao professor propor ao educando novas experiências, resgatando a vontade de aprender não só a disciplina de matemática, mas, também as demais. Demonstrando que a absorção de conceitos pode surtir maiores efeitos quando o aluno é exposto a estímulos que o esforça a trabalhar com o pensamento e a criatividade. A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa bibliográfica mostrando alguns pontos de vista de escritores renomados da área de educação, e aperfeiçoados com a unificação dos resultados de trabalhos relativos à investigação na disciplina de matemática, desenvolvidos por diversos professores e publicados em livros, sites, revistas e outros. Obtendo-se os resultados esperados de uma forma bem coerente, estimulando os professores a trabalhar com métodos diferentes.
Abstract: The present work was developed with the aim of highlighting the role of mathematical investigation as a learning method, in accordance with adequate didactic resources and with a coherent planning. Becoming a means of facilitating and instigating the understanding of the student's investigative sense. Allowing the teacher to propose new experiences to the student, rescuing the will to learn not only the mathematics discipline, but also the others. Demonstrating that the absorption of concepts can have greater effects when the student is exposed to stimuli that make him or her work with thought and creativity. The methodology used in this work was the bibliographic research showing some points of view of renowned writers in the area of education, and improved with the unification of the results of works related to investigation in the discipline of mathematics, developed by several teachers and published in books, websites, magazines and others. Obtaining the expected results in a very coherent way, encouraging teachers to work with different methods.
Keywords: Ensino.
Investigação Matemática
Aprendizagem
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Santa Helena de Goias
???metadata.dc.publisher.program???: Matematica
Citation: FERNANDES, JULIETE DOS SANTOS. A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação( Matematica) - Universidade Estadual de Goiás, Santa Helena de Goiás.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2635
Issue Date: 28-Mar-2022
Appears in Collections:Matemática / Santa Helena - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JULIETE DOS SANTOS FERNANDES.pdf845.04 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.