???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2668
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Educação 4.0 e aulas remotas: uma análise de dificuldades e possibilidades no curso de Pedagogia da UEG de São Luís de Montes Belos
???metadata.dc.creator???: Lopes, Jeferson Rodrigues
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Borges, Nay Brunio
???metadata.dc.contributor.referee1???: Kochhann, Andréa
???metadata.dc.contributor.referee2???: Souza, Amauri Santos de
???metadata.dc.description.resumo???: O tema da pesquisa foi formação e trabalho docente, delimitado na Educação 4.0 com aulas remotas. A problemática foi “Quais as dificuldades e possibilidades da Educação 4.0 com aulas remotas no curso de Pedagogia da UEG?”. O objetivo geral da pesquisa foi analisar as dificuldades e as possibilidades da Educação 4.0 com aulas remotas do curso de Pedagogia da UEG de São Luís de Montes Belos. Os objetivos específicos foram: 1. Apresentar o conceito de Indústria 4.0, 2. Discutir o conceito de Educação 4.0, 3. Apresentar o contexto da pandemia do COVID -19, 4. Discutir o conceito e efetivação de aulas remotas e 4. Analisar a formação e o trabalho docente pelas aulas remotas realizadas no curso de Pedagogia da UEG São Luís de Montes Belos no período da pandemia (2020 - 2021). A pesquisa se justificou pela emergência da situação mundial e principalmente, pela necessidade de compreender esse movimento, tanto no tocante a formação quanto ao trabalho docente. O método de pesquisa foi o materialismo histórico-dialético, enquanto qualitativa, bibliográfica, documental e com estudo de caso. A base teórica foi em Führ, (2018, 2019), Castells (1999), Kochhann (2022), entre outros. A base documental é composta por documentos que regem as aulas remotas na UEG. O estudo de caso se deu com docentes e acadêmicos do curso de Pedagogia, da UEG, Câmpus Oeste, Sede São Luís de Montes Belos. Por via de questionário misto, aos acadêmicos das 3 turmas de 2022 que vivenciaram a pandemia e aos docentes que ministraram aulas durante a pandemia. Espera-se que os resultados possam fomentar a tomada de decisão para novas políticas em relação à formação docente da UEG, pensando na Educação 4.0, bem como infraestrutura para aulas remotas com envio dos resultados para a Comissão de Avaliação da UEG, assim como publicações em livros e periódicos.
Abstract: The research theme was training and teaching work, delimited in Education 4.0 with remote classes. The problem was “What are the difficulties and possibilities of Education 4.0 with remote classes in the Pedagogy course at UEG?”. The general objective of the research was to analyze the difficulties and possibilities of Education 4.0 with remote classes of the Pedagogy course at UEG in São Luís de Montes Belos. The specific objectives were: 1. To present the concept of Industry 4.0, 2. To discuss the concept of Education 4.0, 3. To present the context of the COVID -19 pandemic, 4. To discuss the concept and effectiveness of remote classes and 4. To analyze the training and teaching work for remote classes held in the Pedagogy course at UEG São Luís de Montes Belos during the pandemic period (2020 - 2021). The research was justified by the emergence of the world situation and mainly by the need to understand this movement, both in terms of training and teaching work. The research method was historical-dialectical materialism, while qualitative, bibliographical, documental and with a case study. The theoretical basis was in Führ, (2018-2019), Castells (1999), Kochhann (2022), among others. The documentary basis will be the documents that govern remote classes at UEG. The case study was with professors and academics from the Pedagogy course, at UEG, West Campus, Headquarters São Luis de Montes Belos, with a mixed questionnaire, academics from the 3 classes of 2022 who experienced the pandemic and professors who taught classes during the pandemic. The results are expected to encourage decision-making for new policies regarding UEG teacher training, thinking about Education 4.0, as well as infrastructure for remote classes with sending the results to the UEG Evaluation Committee, as well as publications in books and periodicals.
Keywords: Educação 4.0
Formação Docente
Aulas Remotas
Trabalho Pedagógico
Educação
Pedagogia
Remote Classes
Teacher Training
Pedagogical Work
Education 4.0
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Oeste - Sede - Sao Luís de Montes Belos
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: LOPES, Jeferson Rodrigues. Educação 4.0 e aulas remotas: uma análise de dificuldades e possibilidades no curso de Pedagogia da UEG de São Luís de Montes Belos. 2023. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, São Luís de Montes Belos.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2668
Issue Date: 7-Feb-2023
Appears in Collections:Pedagogia / São Luís - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG 37 0063-2023.pdfMG 37 0063-2023743.78 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.