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A importância da organização do espaço-tempo na educação infantil
O presente trabalho versa sobre a importância da organização dos espaços e tempos na Educação Infantil. Assim, objetivou-se, em princípio, construir subsídios teóricos para compreender como os espaços e a rotina devem ser organizados e qual a relação com o desenvolvimento integral da criança. Dessa forma, partindo de uma análise bibliográfica, foi realizada uma pesquisa qualitativa, que se caracteriza como uma pesquisa de campo, sendo investigado quatro instituições de educação in...
A importância do estágio supervisionado na formação de professores para atuar nos anos iniciais do ensino fundamental
O presente trabalho de conclusão de curso tem como foco a importância do estágio supervisionado na formação do acadêmico do curso de pedagogia, respaldado pela obrigatoriedade do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura, conforme estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n°9494/96. Esta atividade desempenha papel crucial no processo de preparação de futuros docentes. O objetivo geral deste estudo é analisar e compreender a relevância do contato do aca...
A importância do brincar na educação infantil
Este Trabalho de Curso de licenciatura em Pedagogia é fruto das aspirações das acadêmicas pelo tema a importância do brincar na Educação Infantil e tem por objetivo geral compreender a importância e a relação do brincar no desenvolvimento cognitivo da criança. A princípio, essa pesquisa se justifica por observar que o processo educacional tem a necessidade de conhecer, compreender e respeitar as diferentes fases de desenvolvimento da criança, tendo o brincar como um fio condutor para a a...
As possíveis contribuições do estágio supervisionado na formação de professores pedagogos para atuação na educação infantil
A presente monografia elaborada como Trabalho de Curso (TC) de licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Oeste, sede São Luís de Montes Belos, tem como tema as contribuições do estágio supervisionado na formação de pedagogos para o exercício da docência. Nessa perspectiva delimitou-se a discutir as possíveis contribuições do estágio supervisionado na formação inicial de pedagogos da Universidade Estadual de Goiás, de forma a identificar aspectos relevantes, cot...
Expressão corporal: fonte de ensino-aprendizagem
Essa pesquisa monográfica teve como objetivo principal refletir sobre a expressão corporal como fonte de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, bem como a maneira que os professores de Educação Infantil inserem a expressão corporal no cotidiano das crianças em sala de aula. Mediante o contexto histórico da Educação Infantil, os documentos que garantem o direito da criança à educação, aos cuidados, à inserção da psicomotricidade na Educação Infantil e, sobretudo, às interações e brincadeira...
Formação de pedagogos e as vivências do estágio supervisionado em educação infantil I e II: desafios e possibilidades da unidade teoria e prática
A pesquisa feita, fora elaborada como Trabalho de Curso (TC) de licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Oeste, sede São Luís de Montes Belos e apresenta como tema a prática de estágio supervisionado, delimitando-se a correlação teoria e prática na formação de pedagogos, com ênfase nas vivências durante o estágio na Educação Infantil de modo a discorrer sobre os desafios da prática docente. Para tanto, no intuito de responder a pergunta problema: Quais os desafios ...
A formação e atuação do pedagogo em espaço prisional: uma análise de possibilidades e dificuldades
A Pedagogia abrange os diferentes espaços educacionais, o que se desenvolve além dos espaços escolares e das salas de aula. Essa concepção evidenciou a abertura do trabalho pedagógico em novos espaços. Partindo desse pressuposto surgem inquietações quanto a temática, vinculando-se ao projeto pesquisa a “Formação Docente e Trabalho Pedagógico: uma análise do pedagogo em espaço escolar e não escolar”. O estudo parte da problemática “Quais as possibilidades e dificuldades da formação e o trabalh...
Aprendizagem e a função da avaliação
A avaliação no processo de ensino-aprendizagem pode tanto gerar um avanço no desenvolvimento do indivíduo, como pode também desestimular o sujeito, levando em consideração a eficácia ou não da forma como é aplicada. A avaliação oferece informações sobre os estudantes, facilitando no processo de ensino/aprendizagem, por mostrar ao professor, seus desenvolvimentos em determinado período. Diante disso, este trabalho visa discorrer sobre a contextualização das metodologias avaliativas e sua...
BNCC na educação infantil: análise dos direitos de aprendizagem para a formação de habilidades e competências
O objetivo dessa pesquisa é a reflexão da temática BNCC NA EDUCAÇÃO INFANTIL: análise dos direitos de aprendizagem tratando da formação de competências, partindo da análise dos documentos orientadores das aprendizagens (PCNs e DCNs) e fundamentos teóricos que discutem essa temática para a Educação Infantil e a formação de professores pela BNCC-Formação. A pesquisa desenvolvida ao longo do trabalho será bibliográfica contando com autores como Libâneo (2006), Arroyo(2007), Branco (2011-20...
Dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental
A presente pesquisa, com o tema Dificuldades de Aprendizagem no Ensino Fundamental, teve como objetivo compreender os principais problemas relacionados às dificuldades de aprendizagem na relação que as crianças estabelecem com o saber, inerentes ao processo educativo, bem como expor as contribuições da pesquisa de Bernard Charlot sobre o fracasso escolar e a relação com o saber. As interfaces da pesquisa apresentam vários pontos relevantes como: a falta de motivação dos alunos, desinteresse p...
O papel da ludicidade para o desenvolvimento de crianças na educação infantil
O estudo tem como tema a ludicidade delimitada na educação infantil. O objetivo é investigar como as brincadeiras podem contribuir para o desenvolvimento da criança, correlacionando a utilização de jogos como recursos pedagógicos capazes de contribuir neste desenvolvimento. O lúdico existe desde os primórdios da civilização, porém não era utilizado como é na atualidade. Através dos instrumentos lúdicos são desenvolvidos o raciocínio lógico, resolução de problemas e a interação social, além da...
A importância do profissional de atenção educacional especializado da criança com espectro autista na educação infantil
O presente trabalho tem como tema principal o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na perspectiva de defender uma educação de qualidade com caráter inclusivo e a necessidade de desenvolver metodologias e estratégias de ensino, que visem atender às especificidades da criança autista, na Educação Infantil. O principal objetivo consiste em ressaltar a importância de profissionais de atenção educacional especializado, bem como os desafios e dificuldades encontrados no decorrer do processo de ensi...
Formação e trabalho do pedagogo em espaço não escolar: fragilidades e potencialidades da pedagogia social
Esta monografia é fruto da Iniciação Científica “Formação Docente e Trabalho Pedagógico: uma análise do pedagogo em espaço escolar e não escolar – Pedagogo em espaço Social e Prisional”, que é pertencente ao macroprojeto Formação Docente e Trabalho Pedagógico: o par dialético no viés da práxis crítico-emancipadora”. Contribuinte a monografia houve um Estágio Extracurricular realizado no Conselho Tutelar de São Luís de Montes Belos e a participação dos Projetos de Extensão “A Pedagogia e ...
Educação 4.0 e aulas remotas: uma análise de dificuldades e possibilidades no curso de Pedagogia da UEG de São Luís de Montes Belos
O tema da pesquisa foi formação e trabalho docente, delimitado na Educação 4.0 com aulas remotas. A problemática foi “Quais as dificuldades e possibilidades da Educação 4.0 com aulas remotas no curso de Pedagogia da UEG?”. O objetivo geral da pesquisa foi analisar as dificuldades e as possibilidades da Educação 4.0 com aulas remotas do curso de Pedagogia da UEG de São Luís de Montes Belos. Os objetivos específicos foram: 1. Apresentar o conceito de Indústria 4.0, 2. Discutir o conceito de Edu...
Educação inclusiva no ensino fundamental
Este estudo teve como problema de pesquisa a seguinte questão? Quais as principais dificuldades para a efetivação da educação inclusiva, em escolas públicas de ensino fundamental? Para responder, foi estabelecido como objetivo geral analisar a educação inclusiva no Brasil, identificando as dificuldades para o seu exercício no ensino fundamental público brasileiro. Já os objetivos específicos foram: conceituar a educação inclusiva; apontar os benefícios e concepções sobre a educação inclusiva;...
A importância da ludicidade no processo de ensino- aprendizagem na educação infantil
O presente trabalho versa discutir sobre importância das brincadeiras e jogos na educação infantil, tendo como justificativa a importância em trabalhar a atividade lúdica como contribuição no processo de ensino aprendizagem, através das reais necessidades do aluno, respeitando-os em seus limites e os valorizando nas suas possibilidades. O principal motivador para a pesquisa foi constatar a importância dos brinquedos e jogos nas aulas. Assim, ser discutida na problematização se a utilização do...
Pedagogia em espaços não-escolares: fragilidades e potencialidades da formação e trabalho pedagógico na área esportiva
Esta monografia é reflexo de discussões em torno da Pedagogia em espaços não-escolares, com enfoque da Pedagogia no espaço esportivo, com a finalidade de analisar sobre as fragilidades e potencialidades da formação e trabalho pedagógico na área esportiva. Logo, sugere-se uma falta de formação específica do pedagogo para sugeridos espaços, assim como, da mesma forma compreende-se a necessidade da formação e atuação do pedagogo em espaços esportivos. Efetivamente, na execução deste presente est...
O lúdico como ferramenta no ensino e aprendizagem na educação infantil
Com o intuito de apresentar de uma forma simples e objetiva, o presente trabalho aborda o tema sobre o lúdico como ferramenta no ensino e aprendizagem na educação infantil. A pesquisa vislumbra as várias possibilidades e os benefícios que os jogos e as brincadeiras contribuem na aprendizagem e no desenvolvimento infantil, tanto motor, psíquico, afetivo, incentivando a autonomia. Desse modo então gerando um ambiente de socialização e prazer no ato da brincadeira produzida pelos jogos e os mome...
A contação de histórias e sua contribuição para a formação de leitores
O trabalho apresenta a contação de histórias e sua contribuição para a formação de leitores. A literatura oferece para o desenvolvimento cognitivocognitivos da criança resultados riquíssimos, uma vez que proporciona a percepção de novas habilidades que atuam como facilitadores dos processos de aprendizagem. E uma dessas ferramentas é a contação de história. É importante pensar como a contação de histórias contribui para a formação de leitores. Para responder ao problema de pesquisa foi elenca...
O impacto da violência sexual infantil no aprendizado da criança
Esta dissertação tem como objetivo analisar as dificuldades de aprendizado escolar causados pela violência sexual infantil, onde pretende-se explorar as características e consequências de crianças vítimas de violência sexual bem como possíveis intervenções e formas de ajudar professores e escolas nestas situações, perpassando por uma análise para que se entenda o conceito de aprendizagem sob a perspectiva de Jean Piaget. Para tanto, utilizou-se como métodos de pesquisa a revisão bibliog...
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