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???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Educação na modernidade: emancipação ou alienação
???metadata.dc.creator???: Lopes, Serjane Maria
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Gomes, Sandra
???metadata.dc.description.resumo???: A sociedade moderna é complexa, possui como característica própria a visão que a ordem não se faz naturalmente, mas deve ser projetada pela razão. Neste contexto as relações do homem com seu mundo objetivo e outros homens se tornam contraditórias. A racionalidade tão enfatizada deu origem simultaneamente à ordem e a desordem, ao progresso e a destruição, a indústria e o trabalho alienado. Deste modo a sociedade moderna se tornou um mundo desenvolvido de oportunidades gratificantes, mas também um mundo de consequências desagradáveis. Uma época que se destaca por relevante progresso científico e desenvolvimento tecnológico e também por atos de violência e desumanização das pessoas. Estes atos tem se manifestado no contexto moderno sem gerar preocupações. A dor do outro está constantemente demonstrada perante o olhar de muitos e sendo ignorada como se isto não interessasse a mais ninguém, exceto ao que está a sofrer. Além do mais neste contexto moderno o poder econômico tem colocado as pessoas e objetos no mesmo nível lhes atribuindo o valor de mercadoria, como também deixado pessoas excluídas do sistema social por não estarem aptas a adaptação exigidas pelas leis do mercado, o que vem aumentando o número dos que são abandonados e marginalizados. Perante a essas questões se despertou o desejo de realizar uma análise que vem refletir sobre o papel da educação na formação do indivíduo nesta sociedade, que juntamente com tantos avanços tem gerado a desumanização. E que mesmo em meio a um grande desenvolvimento científico, a circulação constante de informações, a divulgação do conhecimento e as exigências de uma formação educacional cada vez mais especializada, as pessoas ainda parecem alheias, inconscientes de suas ações, parecem não ter conhecimento de sua atuação como agentes desta realidade. Como é no contexto social que ocorre às relações do homem e, por vez a formação de cada ser humano que atua nesta realidade e nela desenvolve relações é realizada pelo ato educativo, educação e sociedade, sociedade e educação se encontram em uma relação dialética, por isto, não é possível pensar a educação desvencilhada do contexto social. Nem o contexto social sem a contribuição da educação. Perante isso, o presente trabalho tem por objetivo analisar por meio da pesquisa bibliográfica se a educação na sociedade moderna forma indivíduos críticos e reflexivos com capacidade de desenvolverem sua identidade e atuar conscientemente na realidade social, ou desenvolve indivíduos alienados submissos a ideologia dominante que cada vez mais os oprime. Esta analise procura trazer a reflexão e, compreensão das causas que contribuem com a desumanização do homem no contexto social. O trabalho busca através de a pesquisa bibliográfica analisar a educação no processo de formação do homem, na sociedade moderna. Procura entender se a educação neste contexto se constitui em um fator de alienação ou emancipação na formação do indivíduo, se contribui com uma formação mais humana ou possibilita a desumanização. A pesquisa baseia-se em uma abordagem dialética procurando conhecer as relações existentes na sociedade concretizadas a partir de fatos históricos, econômicos e sociais. Valoriza a contradição para desvendar o real que se mantêm oculto, devido aos interesses de uma classe favorecida pela alienação. Os conceitos como educação, alienação, emancipação, Estado, trabalho e modernidade são observados e apresentados nesta reflexão. A exploração bibliográfica se realiza tendo por base as teorias encontradas nas obras de Adorno, Freire, Bourdieu e Passeron e outros autores sem os quais não seria possível realizar a reflexão de questões atuais tão complexas. Embora haja muitas concepções a cerca da educação o que se pretende demonstrar neste trabalho seque-se em torno de uma concepção pedagógica da teoria crítica. Pretende-se com a realização deste trabalho trazer reflexões a cerca do assunto apresentado e, que o mesmo possa ser bem utilizado trazendo consequências reais para a sociedade.
Abstract: Modern society is complex, its own characteristic is the view that order is not created naturally, but must be designed by reason. In this context, man's relationships with his objective world and other men become contradictory. The rationality so emphasized gave rise simultaneously to order and disorder, progress and destruction, industry and alienated work. In this way, modern society has become a developed world of rewarding opportunities, but also a world of unpleasant consequences. A time that stands out for relevant scientific progress and technological development and also for acts of violence and dehumanization of people. These acts have been manifested in the modern context without generating concerns. The pain of others is constantly demonstrated before the eyes of many and is ignored as if this was of no interest to anyone else, except the one who is suffering. Furthermore, in this modern context, economic power has placed people and objects on the same level, assigning them the value of merchandise, as well as leaving people excluded from the social system because they are not able to adapt as required by market laws, which has increased the number of those who are abandoned and marginalized. Faced with these questions, the desire to carry out an analysis was awakened to reflect on the role of education in the formation of the individual in this society, which together with so many advances has generated dehumanization. And that even in the midst of great scientific development, the constant circulation of information, the dissemination of knowledge and the demands of increasingly specialized educational training, people still seem oblivious, unaware of their actions, seem unaware of their acting as agents of this reality. As it is in the social context that man's relationships occur and, in turn, the formation of each human being who acts in this reality and develops relationships in it is carried out by the educational act, education and society, society and education find themselves in a dialectical relationship, for Therefore, it is not possible to think about education detached from the social context. Nor the social context without the contribution of education.
Keywords: Educação
Fator de emancipação
Fator de alienação
Educação e Trabalho
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Norte - Sede - Uruacu
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: LOPES, Serjane Maria. Educação na modernidade: emancipação ou alienação. 2011. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Uruaçu - GO.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2679
Issue Date: 21-Nov-2011
Appears in Collections:Pedagogia / Uruaçu - Monografia

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