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dc.creatorCamargo, Kênia Cristina Fernandes Morais-
dc.creatorAires, Mayara Stefany de Sousa-
dc.contributor.advisor1Tavares, Fernanda Maria Siqueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6677301213224466por
dc.contributor.referee1Carvalho, Maria Goretti Quintiliano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0144330782033440por
dc.contributor.referee2Oliveira, Valdimeire Rodrigues da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9571632325501946por
dc.date.accessioned2024-03-05T00:59:32Z-
dc.date.issued2023-02-07-
dc.identifier.citationCAMARGO, Kênia Cristina Fernandes Morais; AIRES, Mayara Stefany de Sousa. A importância do profissional de atenção educacional especializado da criança com espectro autista na educação infantil. 2023. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, São Luís de Montes Belos.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2686-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema principal o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na perspectiva de defender uma educação de qualidade com caráter inclusivo e a necessidade de desenvolver metodologias e estratégias de ensino, que visem atender às especificidades da criança autista, na Educação Infantil. O principal objetivo consiste em ressaltar a importância de profissionais de atenção educacional especializado, bem como os desafios e dificuldades encontrados no decorrer do processo de ensino e aprendizagem. A inclusão é um desafio que implica uma evolução no sentido de concepção do ser humano, ação a qual exige uma atitude positiva, por parte dos profissionais da educação, que têm se mostrado resistentes, desinteressados e acomodados frente às novas demandas, visto que o autismo e/ou dificuldades de aprendizagem estão cada vez mais frequentes na sala de aula. O trabalho é estruturado em três capítulos, o primeiro busca trazer a conceituação do autismo na história, elencando os sintomas e diagnóstico, posteriormente dá ênfase na escolar e na legislação; o segundo trata a questão da formação docente e o processo de inclusão e por fim o terceiro capítulo abordando as estratégias de ensino para que o processo educativo e inclusivo de alunos autistas seja efetivado.por
dc.description.abstractThe present work has as its main theme the Autism Spectrum Disorder (ASD) in the perspective of defending a quality education with an inclusive character and the need to develop methodologies and teaching strategies, which aim to meet the specificities of the autistic child, in Early Childhood Education. The main objective is to highlight the importance of specialized educational care professionals, as well as the challenges and difficulties encountered during the teaching and learning process. Inclusion is a challenge that implies an evolution towards the conception of the human being, an action which requires a positive attitude on the part of education professionals, who have been resistant, disinterested and accommodating in the face of new demands, since autism and/or learning difficulties are more and more frequent in the classroom. The work is structured in three chapters, the first one seeks to bring the conceptualization of autism in history, listing the symptoms and diagnosis, later it emphasizes the school and the legislation; the second deals with the issue of teacher training and the inclusion process and, finally, the third chapter addresses teaching strategies so that the educational and inclusive process of autistic students is carried out.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Castro (fernanda.castro@ueg.br) on 2024-03-05T00:59:32Z No. of bitstreams: 1 MG 37 0065-2023.pdf: 430209 bytes, checksum: ab0626183b3393ee564a956bed942de3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-05T00:59:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MG 37 0065-2023.pdf: 430209 bytes, checksum: ab0626183b3393ee564a956bed942de3 (MD5) Previous issue date: 2023-02-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentCampus Oeste - Sede - Sao Luís de Montes Belospor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPedagogiapor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectAutismopor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectAutismeng
dc.subjectPedagogical practiceseng
dc.subjectInclusive educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA importância do profissional de atenção educacional especializado da criança com espectro autista na educação infantilpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopor
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