???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2700
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: BNCC na educação infantil: análise dos direitos de aprendizagem para a formação de habilidades e competências
???metadata.dc.creator???: Lopes, Luiza Angelica Anjos de Jesus
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Borges, Adão Donizete
???metadata.dc.contributor.referee1???: Eurípedes, Fernandes
???metadata.dc.contributor.referee2???: Almeida, Karla Vitoriano e Silva
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo dessa pesquisa é a reflexão da temática BNCC NA EDUCAÇÃO INFANTIL: análise dos direitos de aprendizagem tratando da formação de competências, partindo da análise dos documentos orientadores das aprendizagens (PCNs e DCNs) e fundamentos teóricos que discutem essa temática para a Educação Infantil e a formação de professores pela BNCC-Formação. A pesquisa desenvolvida ao longo do trabalho será bibliográfica contando com autores como Libâneo (2006), Arroyo(2007), Branco (2011-2015), e documental analisando BNCC, PCN, DCN e resolução de 2019 e de 2015. A intenção da análise o ensino da Educação Infantil na perspectiva da BNCC, quanto à formação cidadã bem como a formação acadêmica dos profissionais que atuarão especialmente na educação infantil. A BNCC é um documento normativo da educação que entrou em vigor no ano de 2018, e se apropriam dos eixos estruturantes interações e brincadeiras do DCN para a educação infantil. As problemáticas dessa pesquisa se estruturam se os documentos que orientam os currículos da educação básica e da educação superior conseguem contemplar a formação para a cidadania.
Abstract: The objective of this research is the reflection of the theme BNCC IN Early Years: analysis of learning rights addressing the training of competencies, starting from the analysis of the guiding documents of learning (PCNs and DCNs) and theoretical foundations that discuss this theme for Early Years and teacher training by BNCC-Formação. The research developed throughout the work will be bibliographic relying on authors such as Libâneo(2006), Arroyo(2007), Branco (2011-2015), and documentary analyzing BNCC, PCNs, DCNs and resolution of 2019 and 2015. The intention of the analysis is the teaching of Early Years education from the perspective of BNCC, as to citizen training as well as the academic training of professionals who will work especially in early years. The BNCC is a normative document of education that came into force in the year 2018, and appropriate the structuring axes interactions and play of DCN for early years. The problems of this research are structured if the documents that guide the curricula of basic education and higher education can contemplate the training for citizenship.
Keywords: BNCC
Competências
Habilidades
Competencies
Abilities
Pedagogia
Educação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Oeste - Sede - Sao Luís de Montes Belos
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: LOPES, Luiza Angélica Anjos de Jesus. BNCC na educação infantil: análise dos direitos de aprendizagem para a formação de habilidades e competências. 2023. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, São Luís de Montes Belos.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2700
Issue Date: 6-Feb-2023
Appears in Collections:Pedagogia / São Luís - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG 37 0068-2023.pdfMG 37 0068-2023556.54 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.