???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2848
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Síndrome de burnout em professores e o trabalho alienado
???metadata.dc.creator???: Diniz, Maristene Azevedo
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Marques, Edmilson Ferreira
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como objetivo analisar se a Síndrome de Burnout em professores apresenta relação com o trabalho alienado. Propõe analisar a literatura sobre a Síndrome de Burnout e o trabalho alienado. Busca-se identificar as causas que desencadeiam a síndrome e também os efeitos e consequências. A pesquisa se justifica pela sua relevância social, pois está propõe ser uma contribuição para o estudo da Síndrome de Burnout, um tema atual na sociedade, que está relacionado às péssimas condições do trabalho docente. A Síndrome de Burnout afeta muitos professores, no entanto, esse é um tema ainda pouco conhecido. Os profissionais muitas vezes sofrem e nem sabem o nome desta doença. O conhecimento a respeito da síndrome é essencial para poder propor alternativas eficazes de erradicação, prevenção e promoção da saúde dos trabalhadores. A metodologia utilizada procurou explorar o universo escolar, tendo como foco o trabalho docente. Para isso, utilizamos observações e questionários para coletar dados. O público alvo foram os professores que estão atuando em sala de aula. Partindo do pressuposto que o trabalhador alienado realiza um trabalho mortificante e de grande sofrimento, então buscamos discutir o conceito de trabalho alienado, sendo este também a principal ferramenta de nossa análise, no sentido de verificar se a alienação é um fator que desencadeia a Síndrome de Burnout.
Abstract: The present work aims to analyze whether Burnout Syndrome in teachers is related to alienated work. It proposes to analyze the literature on Burnout Syndrome and alienated work. The aim is to identify the causes that trigger the syndrome and also the effects and consequences. The research is justified by its social relevance, as it is proposed to be a contribution to the study of Burnout Syndrome, a current topic in society, which is related to the terrible conditions of teaching work. Burnout Syndrome affects many teachers, however, this is a topic that is still little known. Professionals often suffer and do not even know the name of this disease. Knowledge about the syndrome is essential to be able to propose effective alternatives for eradicating, preventing and promoting workers' health. The methodology used sought to explore the school universe, focusing on teaching work. To do this, we use observations and questionnaires to collect data. The target audience were teachers working in the classroom. Starting from the assumption that the alienated worker performs mortifying work and great suffering, we seek to discuss the concept of alienated work, which is also the main tool of our analysis, in order to verify whether alienation is a factor that triggers the Syndrome of Burnout.
Keywords: Síndrome de Burnout
Ensino escolar
Professores
Trabalho alienado
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Norte - Sede - Uruacu
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: DINIZ, Maristene Azevedo. Síndrome de burnout em professores e o trabalho alienado. 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Uruaçu - GO.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2848
Issue Date: 21-Dec-2016
Appears in Collections:Pedagogia / Uruaçu - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 - 0325-2016.pdfMG37 - 0325-2016633.88 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.