???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2879
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A música e o aspecto pedagógico nos CMEI’S: uma análise desse recurso no desenvolvimento cognitivo da criança
???metadata.dc.creator???: Rodrigues, Iraci Silva Oliveira
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Erisvaldo Pereira de
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa mostra os resultados de uma pesquisa feita com cinco professores de um CMEI do município de Uruaçu/GO (Dorica Vieira Borges), cujo objetivo é fazer um estudo sobre os motivos que os professores utilizam a música nesses centros de ensino, a fim de compreender se ela é utilizada como diversão ou recurso didático para o processo de ensino e aprendizagem. Assim, recorreu-se à autores que falam sobre a música na educação infantil, seus benefícios e processos cognitivos para que fundamentada na teoria pudesse aplicar um questionário que oferecesse condições de verificar os objetivos dos professores e suas dificuldades. Portanto, o questionário foi a fonte de coleta de dados desta pesquisa. Os resultados mostraram que a finalidade da música para crianças, no CMEI é o de promover o aprendizado, memorização, ensinar alfabeto, números, entre outros. Portanto, a música se torna uma aliada ao trabalho do professor, desde que haja o planejamento para relacionar a música, pois ela tocando sozinha, não acarreta benefícios a não ser o de divertir.
Abstract: This research shows the results of a survey carried out with five teachers from a CMEI in the municipality of Uruaçu/GO (Dorica Vieira Borges), whose objective is to carry out a study on the reasons that teachers use music in these teaching centers, in order to understand whether it is used as entertainment or a teaching resource for the teaching and learning process. Thus, we resorted to authors who talk about music in early childhood education, its benefits and cognitive processes so that, based on theory, a questionnaire could be applied that offered conditions to verify the teachers' objectives and their difficulties. Therefore, the questionnaire was the source of data collection for this research. The results showed that the purpose of music for children at CMEI is to promote learning, memorization, teach the alphabet, numbers, among others. Therefore, music becomes an ally to the teacher's work, as long as there is planning to relate music, as playing alone does not bring benefits other than having fun.
Keywords: Música
Ensino-aprendizagem
Criança
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Norte - Sede - Uruacu
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: RODRIGUES, Iraci Silva Oliveira. A música e o aspecto pedagógico nos CMEI’S: uma análise desse recurso no desenvolvimento cognitivo da criança. 2017. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Uruaçu - GO.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2879
Issue Date: 8-Dec-2017
Appears in Collections:Pedagogia / Uruaçu - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 - 0347-2017.pdfMG37 - 0347-2017608.64 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.