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???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Reflexões sobre ensino de matemática na perspectiva do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em uma escola da rede pública na cidade de Mossâmedes - GO
???metadata.dc.creator???: Silva, Cristiely Moreira da
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Lima, Luciano Feliciano de
???metadata.dc.description.resumo???: As Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, Resolução CNE|CEB n 2/2001, no art. 2, recomendam que todas as crianças têm direito à matrícula no sistema regular de ensino. Reforçam ainda que as escolas devem se preparar para o atendimento de educandos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) em que assegura-se uma educação de qualidade. Para isto, as escolas devem estar sempre em busca de condições que proporcionem base para fundamentar essa proposta de ensino. Neste sentido, o estudo de caso visa entender como funciona o Atendimento Educacional Especializado (AEE), dentro da Sala de Recursos (SR), local onde os professores em educação inclusiva desenvolvem meios de ensinar crianças e jovens, auxiliando professores das salas regulares com atividades adaptadas e materiais de apoio. Com foco neste ambiente escolar, a presente pesquisa, de cunho qualitativo interpretativo, busca refletir acerca do trabalho desenvolvido por profissionais em educação inclusiva numa escola estadual, localizada no Município de Mossâmedes-Goiás. Sendo assim, para a referida discussão temos como fontes bibliográficas autores especializados na área da inclusão. A coleta de dados será feita por meio de entrevistas com a coordenadora do AEE e os profissionais que atuam na área de inclusão do colégio. Por meio da análise faremos um exercício de categorização a partir de indícios que surgirão nas falas dos entrevistados para refletir sobre os objetivos da pesquisa, quais sejam: i) Refletir sobre a maneira como os educadores da Sala de Recurso organizam as atividades de apoio ao ensino de matemática; ii) Levantar possíveis dificuldades enfrentadas por eles para a realização de seus respectivos trabalhos; iii) Conhecer/Refletir sobre a visão dos professores entrevistados em relação à aprendizagem matemática dos alunos atendidos. Esta pesquisa busca contribuir com os estudos sobre a educação matemática para alunos da rede pública com Necessidades Educacionais Especiais em que se pretende colaborar com possíveis caminhos apontados a partir da perspectiva dos entrevistados.
Abstract: The National Guidelines for Special Education in Basic Education, Resolution CNE | CEB 2/2001, art. 2, recommend that all children have the right to enroll in the regular system of education. They also reinforce that schools must prepare themselves for the care of students with Special Educational Needs (SEN) in which a quality education is guaranteed. For this, schools should always be in search of conditions that provide the basis to base this teaching proposal. In this sense, the case study aims to understand how the Specialized Educational Assistance (AEE) works within the Resource Room (SR), a place where teachers in inclusive education develop ways to teach children and young people, assisting teachers in regular rooms with activities and support materials. Focusing on this school environment, this qualitative and interpretive research analyzes the work carried out by professionals in inclusive education at Barão de Mossâmedes State College, located in the municipality of Mossâmedes-Goiás. The production of data will be done through interviews with the ESA coordinator and the professionals who work in the college. Through the analysis we will carry out a categorization exercise based on clues that will appear in the interviewees' speeches to reflect on the research objectives, namely: i) Reflect on the way in which the educators of the Board of Appeal organize the activities of support to the teaching of math; Ii) To raise possible difficulties faced by them to carry out their respective work; Iii) Know/ Reflect on the view of the teachers interviewed in relation to the mathematical learning of the students attended. This research seeks to contribute to studies about mathematics education for students of the public network with Special Educational Needs in which it is intended to collaborate with possible paths pointed out from the perspective of the interviewees.
Keywords: Educação matemática.
Educação inclusiva
Atendimento educacional especializado
Mathematics education
Inclusive education
Specialized educational service
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Cora Coralina - Sede - Cidade de Goias
???metadata.dc.publisher.program???: Matematica
Citation: SILVA. Cristiely Moreira da. Reflexões sobre ensino de matemática na perspectiva do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em uma escola da rede pública na cidade de Mossâmedes - GO. 2017. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Embargado
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3002
Issue Date: 30-Nov-2017
Appears in Collections:Matemática / Cora Coralina - Monografia

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