???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3007
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Dislexia : um olhar para a prática pedagógica
???metadata.dc.creator???: Bueno, Janaína Fernandes
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Morais, Lilian Barbosa de
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho foi elaborado tendo como metodologia o levantamento de dados através da pesquisa bibliográfica, com base nas leituras e análises de livros, artigos, revistas, periódicos e manuais, obras estas que abrangem o tema em que se destacam os autores: Vitor Fonseca, Sally Shaywitz, Paula Teles e Jaime Zorzi, Drouet e Maia. O objetivo deste foi abordar a dislexia, não somente de forma clínica, como também pedagógica, buscando contribuir com a compreensão da dislexia no ambiente escolar. O primeiro capítulo apresenta a conceituação de aprendizagem, diferenciando transtorno de dificuldade, considerando a perspectiva multifatorial da aprendizagem que envolve os aspectos biológicos, cognitivos, sociais e educacionais. O segundo capítulo traz o histórico e estudo clínico sobre a dislexia, pontuando sintomas, diagnóstico e intervenção. O terceiro capítulo pontua a dislexia no contexto escolar, abrangendo o aspecto pedagógico, as consequências sentidas pelo aluno disléxico no cotidiano escolar e pedagógico, bem como, possibilidades de metodologias e recursos para a aprendizagem do aluno com dislexia. Desta forma, ao avaliar o processo pedagógico, e não só a dislexia isolada, o aluno e a escola têm a oportunidade de progredir nas práticas educativas ao se criarem condições propícias para a aprendizagem e não apenas se aterem nas práticas e relações desfavoráveis que possam permear o conceito desse transtorno.
Abstract: The present work was elaborated using data collection through bibliographic research, based on the reading and analysis of books, articles, journals, periodicals and manuals, which cover the theme in which the authors stand out: Vitor Fonseca, Sally Shaywitz, Paula Teles and Jaime Zorzi, Drouet and Maia. The purpose of this study was to address dyslexia, not only in a clinical way, but also in pedagogy, aiming to contribute to the understanding of dyslexia in the school environment. The first chapter presents the conceptualization of learning, differentiating difficulty disorder, considering the multifactorial perspective of learning that involves the biological, cognitive, social and educational aspects. The second chapter brings the history and clinical study on dyslexia, punctuating symptoms, diagnosis and intervention. The third chapter points out dyslexia in the school context, covering the pedagogical aspect, the consequences felt by the dyslexic student in the daily school and pedagogical, as well as possibilities of methodologies and resources for the student's learning with dyslexia. Thus, when assessing the pedagogical process, and not only isolated dyslexia, the student and the school have the opportunity to progress in educational practices by creating the conditions conducive to learning and not only stick to the unfavorable practices and relationships that may permeate the concept of this disorder.
Keywords: Dificuldade de aprendizagem
Dislexia
Inclusão
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Itaberai
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: BUENO, Janaína Fernandes. Dislexia: um olhar para a prática pedagógica. 2017. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Universitária de Itaberaí, Universidade Estadual de Goiás, Itaberaí, GO, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/3007
Issue Date: 5-Dec-2017
Appears in Collections:Pedagogia / Itaberaí - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG 037 0025-2017.pdfMG 037 0025-2017404.62 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.